COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

Confira o resultado preliminar do edital para projetos de comunicação em tuberculose, HIV, aids, hepatites virais e outras IST

28/08/2023

O Ministério da Saúde e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgaram o resultado preliminar da seleção de propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para execução de projetos de Comunicação em Saúde voltados às populações-chave e prioritárias para HIV, aids, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). As entidades têm até o dia 30 de agosto para interpor recursos, exclusivamente pelo e-mail [email protected].

A convocação tem o objetivo de promover e divulgar materiais informativos e educativos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças e infecções sob a responsabilidade do Departamento de HIV/aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST. No total, serão investidos R$4,5 milhões em ações de Comunicação em Saúde realizadas pelas OSCs. A intenção é selecionar até 38 projetos de todas as regiões do Brasil.

De acordo com o diretor do Ministério da Saúde, Draurio Barreira, foram recebidas 93 propostas. Conforme o edital de convocação, as propostas têm as populações-chave e prioritárias para HIV, aids, hepatites virais, ISTs e tuberculose como foco principal, além de contemplar ao menos uma doença e/ou infecção que são objeto do Edital e duas linhas temáticas apontadas no documento. O resultado final da convocação está previsto para ser divulgado no dia 6 de setembro deste ano.

Para Draurio, a iniciativa é fundamental para a resposta nacional às doenças e infecções sob a responsabilidade do Departamento de HIV/aids, Tuberculose, Hepatites Virais e IST. “Uma das nossas principais lacunas é a dificuldade de informar e comunicar com populações-chave e prioritárias. Essa convocação visa minimizar esse problema e é de extrema relevância, pois as ações da sociedade civil chegam em pessoas e locais que nem sempre a comunicação institucional consegue alcançar de maneira efetiva”.

Fonte:Ministério da Saúde