Saúde e Vigilância Sanitária

Conheça os tratamentos e as ações sobre saúde auditiva disponíveis no SUS

04/03/2022
Rodrigo Nunes/MS

Na semana da celebração do Dia Mundial da Audição, o Ministério da Saúde reforça o alerta para a importância do diagnóstico precoce de doenças que podem afetar o sistema auditivo. É essencial protegê-lo e para isso o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma integral e gratuita procedimentos que vão desde o Teste da Orelhinha até a reabilitação auditiva.

Atualmente, existem 268 serviços especializados habilitados em reabilitação, que realizam o diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva no âmbito do SUS, por todo o País. Desse total, 119 habilitados como Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e 124 serviços correspondem aos Centros de Reabilitação Auditiva na Média e Alta Complexidade.

Além destes, há 33 serviços da Atenção Especializada e Centros de Implante Coclear, também estruturados em modalidade ambulatorial e hospitalar, que realizam avaliações clínicas e audiológicas, acompanhamentos e reabilitação fonoaudiológica, cirurgias de Implante Coclear e Prótese Auditiva Ancorada no Osso.

Dados da pasta mostram que, em 2020 e 2021, foram ofertados mais de 9,2 milhões de procedimentos assistenciais em todo Brasil - sendo clínicos, cirúrgicos, de diagnóstico, terapias fonoaudiológicas e próteses auditivas, com um investimento de R$ 8 bilhões.

A concessão de próteses auditivas também é considerada um recurso efetivo para crianças e adultos com deficiência auditiva. Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI), Sistemas de Frequência Modulada (Sistema FM), Próteses de Implante Coclear (IC) e Prótese Auditiva Ancorada no Osso (PAAO), permitem uma melhora significativa na vida dessas pessoas, sempre acompanhada de habilitação e/ou reabilitação auditiva. Tudo isso é ofertado pelo SUS com atendimentos ambulatoriais e hospitalares.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas com idade entre 12 e 35 anos correm o risco de perder a audição devido à exposição excessiva a música alta e outros sons recreativos. Por esse motivo, a prevenção ainda é o melhor caminho.

Teste da orelhinha

A Triagem Auditiva Neonatal (TAN), conhecida como Teste da Orelhinha, tem por finalidade a identificação, o mais precocemente possível, da deficiência auditiva nos neonatos e lactentes. É um exame obrigatório e garantido por Lei.

Como estratégia para aumentar a cobertura da TAN, o financiamento de equipamentos que realizam o teste beneficiou, ao todo, 564 maternidades que realizam partos pelos SUS. Destas, 368 maternidades foram contempladas nos últimos três anos.

Giurla Martins
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde