Saúde e Vigilância Sanitária

Conitec recomenda condutas clínicas, medicamentos e procedimentos para Esclerose Sistêmica e Osteogênese Imperfeita

10/10/2022

O Ministério da Saúde aprovou a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Esclerose Sistêmica e a publicação do Protocolo da Osteogênese Imperfeita. Os documentos passaram pela avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e incluem recomendações de condutas clínicas, medicamentos, produtos e procedimentos nas diferentes fases evolutivas das condições de saúde. As informações constam na 2ª edição do Boletim Conitec

A atualização do conteúdo é um processo contínuo, com a revisão de evidências científicas sobre cada tema, o que garante que tratamentos ofertados na rede pública de saúde estejam sempre baseados em dados atuais.

A Conitec divulgou também a ampliação no SUS do uso do medicamento dapagliflozina para o tratamento da doença renal crônica em uso de terapia padrão. Entre os benefícios, está a redução do risco de progressão da doença, falência renal e mortalidade.

A doença renal crônica é prevalente no Brasil e importante causa de morbidade e de custos para os sistemas de saúde. O medicamento já foi incorporado ao SUS para o tratamento adicional de pacientes adultos com insuficiência cardíaca e para tratamento de diabetes mellitus tipo 2.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde