SAÚDE BUCAL

Consultas públicas sobre periodontite recebem contribuições até 5 de agosto. Saiba como participar

11/07/2023
Divulgação/MS

Para fomentar a participação popular, o Ministério da Saúde disponibiliza três novas consultas públicas. Tratam-se de recomendações preliminares sobre periodontite, que vão compor um conjunto de 22 diretrizes para auxiliar profissionais de saúde bucal que trabalham na atenção primária, porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). As contribuições podem ser feitas até o dia 5 de agosto.

1)    Diretriz para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: Tratamento da Periodontite estágios I-III (VOLUME 1) – Abordagem periodontal não cirúrgica

2)    Diretriz para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: Tratamento da Periodontite estágios I-III (VOLUME 2) – Reintervenção após abordagem periodontal não cirúrgica

3)    Diretriz para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: Tratamento da Periodontite estágios I-III (VOLUME 3) – Manutenção periódica preventiva

A periodontite é considerada uma doença inflamatória dos tecidos periodontais de suporte do dente (parte interna da gengiva e osso ao qual o dente está ligado), ocasionada pelo acúmulo crônico de biofilme (película viscosa e incolor formada por bactérias e restos alimentares acumulados na superfície dos dentes e na gengiva).

Essa é a 6ª condição crônica mais prevalente no mundo, ou seja, tem alta prevalência na população. As diretrizes visam a orientar sobre a execução do melhor tratamento, baseadas em evidências, e com foco no papel dos profissionais da atenção primária à saúde.

O público-alvo principal são cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal da APS, mas gestores, pesquisadores, estudantes e outras pessoas interessadas também podem participar. As contribuições devem ser enviadas exclusivamente pelos formulários online.

Histórico

A proposta é liderada pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, em parceria com o Global Observatory for Dental Care (Godec), coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O resultado será uma publicação com a versão final das 22 diretrizes.

Os 11 temas que já passaram por consulta pública são:

  • Tratamento conservador de polpa em dentes decíduos;
  • Restaurações de lesões cervicais não cariosas;
  • Tratamento em pacientes oncológicos submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço e/ou quimioterapia;
  • Manejo de lesões profundas;
  • Higiene bucal na infância;
  • Tratamento da gengivite;
  • Tratamento de traumatismo em dente decíduo;
  • Tratamento de traumatismo em dente permanente;
  • Detecções de desordens orais e câncer de boca;
  • Manejo de ausências dentárias posteriores;
  • Tratamento odontológico em gestantes (diretriz publicada, versão final).
Fonte:Ministério da Saúde