Outros

Cooperação internacional apoia desenvolvimento da Saúde Digital no Brasil

31/08/2021

O Programa Better Health (BHP) e a Coordenação Geral de Inovação em Sistemas Digitais desenvolveram ações de implementação da Saúde Digital no Brasil, apoiando o DATASUS no engajamento do Conecte SUS Cidadão.

Na última sexta-feira (27) foi apresentado alguns resultados da cooperação BHP-B e DATASUS, a partir da síntese das principais contribuições, do reporte do apoio nas análises dos indicadores de atração e engajamento (Google Play Console e App Store Connect) e sugestões de próximos passos da colaboração com o Reino Unido.

O programa BHP tem como base três pilares da saúde digital, o fortalecimento da força de trabalho na Atenção Primária; uso de sistemas eficientes de vigilância nacional e o monitoramento do desempenho e alocação de recursos; e o fortalecimento da capacidade nacional de pesquisa e inovação. A cooperação com o DATASUS tem refletido no desenvolvimento da ferramenta mobile e sua utilidade pública, conforme explica a Analista Técnica de Políticas Sociais da CGISD, Gabriella Nunes.

A Cooperação com o BHP ampliou o desenvolvimento do Conecte SUS Cidadão, a partir de insumos sobre a perspectiva do usuário. Os resultados potencializam o produto, impulsionam a definição de visão e estratégia do Conecte SUS, e apresentam possíveis passos para sua evolução contínua, com foco numa gestão multidisciplinar e colaborativa“.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito da Cooperação Internacional entre Brasil e Reino Unido. Além do projeto voltado ao Conecte SUS, o BHP já contribuiu no DATASUS para a evolução da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), Estratégia de Saúde Digital para o Brasil (ESD) e a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), entre outros.

Fonte:DATASUS