Outros

Cuidados dentários com pacientes oncológicos e lesões cervicais não-cariosas são temas de duas consultas públicas

12/09/2022

Imagem da notícia

Imagem da notícia

Pessoas que passam por quimioterapia ou radioterapia de cabeça e pescoço precisam de alguns cuidados odontológicos antes, durante e após esses tratamentos. Outra questão que exige atenção dos dentistas são as lesões cervicais não-cariosas, que têm aumentado a prevalência ao longo dos últimos anos. Para ajudar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) a atender esses indivíduos, o Ministério da Saúde, em parceria com a UFPel, lança hoje (12) duas consultas públicas sobre as temáticas.

Para o coordenador-geral de Saúde Bucal da pasta, Wellington Mendes Carvalho, a avaliação dentária é imprescindível para garantir a integralidade do cuidado do paciente oncológico. “Os focos infecciosos de origem oral precisam ser removidos para não causar uma repercussão negativa no tratamento oncológico”, explica. “A presença de doenças bucais nesses pacientes pode até ocasionar a interrupção do tratamento oncológico, devido à queda de imunidade gerada pela infecção”, pontua.

Com relação às lesões cervicais não-cariosas (entre o dente e a gengiva), as recomendações abordam os hábitos das pessoas, como esforço da mastigação, muita força na escovação, colocar objetos entre os dentes e bruxismo. Ao longo do tempo, eles podem expor as raízes dos dentes, podendo provocar sensibilidade.

Os materiais a serem avaliados servirão de apoio para que os profissionais das equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária tenham acesso às evidências sobre o assunto e realizem o delineamento do plano terapêutico singular com base nas recomendações desses documentos.

As consultas são voltadas, principalmente, para cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, acadêmicos da área, gestores e outros profissionais da Atenção Primária do SUS, mas também estão abertas para demais interessados. As contribuições podem ser feitas até o dia 3 de outubro nos links abaixo:

Consulta pública - Diretriz para prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: Restaurações de lesões cervicais não-cariosas
Data: 12/9 a 3/10
Contribua aqui

Consulta pública - Diretriz para prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde: Tratamento em pacientes oncológicos submetidos a radioterapia de cabeça e pescoço e/ou quimioterapia
Data: 12/9 a 3/10
Contribua aqui

Saiba mais

As propostas integram o projeto de elaboração de 22 Diretrizes para prática clínica odontológica na APS, criada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Global Observatory for Dental Care – GODeC, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um dos principais objetivos das diretrizes é desenvolver, disseminar e prover acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos cirurgiões-dentistas e demais profissionais da Atenção Primária.

 

CCOM/Saps/MS


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde