Saúde e Vigilância Sanitária

Curso gratuito auxilia na reintegração à sociedade da pessoa com deficiência

18/10/2022

Mais de 9,2 mil profissionais, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, aprofundaram gratuitamente os conhecimentos que possuem ao participar da capacitação Prescrição, Concessão, Adaptação e Manutenção de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção. A oferta educacional, oferecida pelo Ministério da Saúde, é on-line e desempenha papel fundamental na reabilitação da pessoa com deficiência.

O conteúdo aborda a recuperação do movimento e da saúde do paciente para que ele possa, com o auxílio da terapia ocupacional, se reintegrar à sociedade e a sua rotina, realizando atividades cotidianas com independência. Com 45 horas-aula, são abordados os conceitos de deficiência, reabilitação e tecnologia assistiva, assim como a integralidade e intersetorialidade no processo de concessão de meios auxiliares de locomoção.

O participante tem contato com os aspectos referentes às etapas que envolvem o acesso das pessoas com deficiência física, bem como das pessoas com redução de mobilidade a produtos ortopédicos, como palmilhas, sapatos, coletes, próteses, órteses e os dispositivos auxiliares de locomoção, como as muletas, bengalas e as cadeiras de rodas manual e motorizada. O curso é oferecido por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Maranhão e está disponível na plataforma da Universidade Aberta do SUS.

O público-alvo para frequentar esse curso são os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas; além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas. As inscrições vão até 30 de março do próximo ano.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde