Saúde e Vigilância Sanitária

Curso prepara profissionais para o acompanhamento das fases da vida da criança

12/10/2022

Os cuidados com a criança na primeira infância são uma das atribuições da Atenção Primária à Saúde. Para aprofundar o conhecimento dos profissionais da área em temas como visita domiciliar, seguimento do crescimento e desenvolvimento, imunizações e caderneta da criança, o Ministério da Saúde disponibiliza o curso Atenção à Saúde da Criança: crescimento e desenvolvimento – autoinstrucional.

Com carga horária de 30 horas-aula, as inscrições são gratuitas e por tempo indeterminado. Apesar da oferta educacional ser voltada para pediatras, profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família e/ou do Núcleo de Apoio à Saúde da Família também podem se beneficiar do conteúdo.

O curso foi planejado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), em parceria com Universidade Federal do Maranhão. O conteúdo está disponível na plataforma AVASUS.

Conjunto de ações

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

Trata-se da principal porta de entrada do SUS e do centro de comunicação com toda a Rede de Atenção do SUS, devendo se orientar pelos princípios da universalidade, da acessibilidade, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização e da equidade.

 

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde