Outros

Curso sobre saúde bucal da pessoa com deficiência tem inscrições abertas

31/08/2022

Imagem da notícia

Pessoas com deficiência (PCD) têm especificidades na hora de receber cuidados nos serviços de saúde, e com o atendimento odontológico não é diferente. Para auxiliar na capacitação dos profissionais da área, especialmente na rede pública, o Ministério da Saúde, por meio da UNA-SUS, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), abriu as inscrições para o curso de Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência.

Com carga horária de 30 horas, a iniciativa de educação continuada online e gratuita tem o objetivo de qualificar a assistência, levando em conta o direito que essa parte da população tem ao Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui o atendimento sem preconceito ou dificuldades. Entre o público-alvo do curso estão cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal, psicólogos, médicos e demais trabalhadores da rede pública envolvidos na reabilitação de PCDs; além de acadêmicos e interessados.

O conteúdo é composto por conceitos sobre deficiência e necessidades especiais em odontologia; cuidado em saúde bucal na Atenção Primária à Saúde, na Atenção Especializada Ambulatorial – Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Atenção Especializada Hospitalar; e particularidades no atendimento à pessoa com paralisia cerebral, com síndrome de Down e com transtorno do espectro do autismo (conceitos, manejo, sinais de alerta, alterações bucais etc.).

As matrículas ficam abertas até 31 de janeiro de 2023. Para se inscrever, clique aqui.

CCOM/Saps/MS


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde