FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Cursos para profissionais que atuam em programas de residências estão com inscrições abertas até 30 de setembro

28/08/2023

Três qualificações voltadas para instituições e profissionais que atuam em programas de residências em saúde estão com inscrições abertas até esta quarta-feira (30). A iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), busca contribuir para o fortalecimento dos programas no País.

Confira as qualificações disponíveis:

  • Diagnóstico Situacional e Intervenções em Programas de Residência Médica em Diligência

Coordenadores e equipes de programas de residência médica terão acesso a tutoria síncrona por videoconferência, com discussão acerca das fragilidades e possíveis planos de ação factíveis à realidade da instituição. A tutoria será selecionada de acordo com os programas de residência a serem submetidos às comissões, sua categoria ou especialidade. Os tutores acompanharão a equipe por meio de reuniões semestrais. A carga horária do curso é de 14 horas.

  • Capacitação de Vistoriadores de Programas de Residência de Área Médica

Aborda as principais premissas da legislação da residência médica e as diretrizes de formação por matrizes de competência, por especialidades, além de questões éticas e de bioética do profissional visitador. Serão trabalhadas de forma prática tutorada, o preenchimento e avaliação do instrumento de avaliação institucional e do instrumento de avaliação de programas, com atividade simulada de vistorias e resolução de conflitos. A carga horária do curso é de 40 horas. Público-alvo: Médicos especialistas.

  • Fortalecimento da Construção de Novos Programas de Residências em Saúde

Possibilita que coordenadores e equipes de programas de residência médica tenham acesso à orientação sobre preenchimento do instrumento de Planejamento e Controle da Produção (PCP), tutoria síncrona por videoconferência e exercício simulado da avaliação do documento produzido. A tutoria será selecionada de acordo com os programas de residência a serem submetidos às comissões, sua categoria ou especialidade. Os tutores acompanharão a submissão dos programas novos à CNRM/CNRMS, identificando potências e desafios que possam ser mitigados para favorecer a formação dos profissionais.  A carga horária do curso é de 18 horas. Público-alvo: Coordenadores de equipes de programas de residência médica.

Fonte:Ministério da Saúde