Saúde e Vigilância Sanitária

Dia D de vacinação contra influenza e sarampo acontece neste sábado no Rio de Janeiro

30/04/2022

O Ministério da Saúde realiza, neste sábado (30), o dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe e o sarampo, focado nos públicos de idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Na cidade do Rio de Janeiro, as ações acontecem em mais de 430 pontos de vacinação. Os atendimentos começaram às 8h e seguem até as 17h (alguns locais, por questões operacionais, fecharão às 16h).

Na capital fluminense, a população de crianças na faixa etária indicada é estimada em 353 mil, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. As duas campanhas para o público infantil vão até o dia 3 de junho, mas quanto antes a vacinação for feita, mais cedo os pequenos estarão protegidos contra as duas doenças.

A cirurgiã-dentista, Ana Carolina, levou a filha para vacinar contra o sarampo. Ela reforçou a necessidade de conscientização sobre o tema. “Era um vírus que estava erradicado e que, por conta da falta da vacinação, voltou. Então eu estou aqui para conscientizar todos a vacinarem seus filhos”, pontuou. 

ENVIO DE DOSES

Para imunizar a população do Rio de Janeiro contra a Influenza, a Pasta destinou ao estado mais de 6,7 milhões de doses. A primeira fase da campanha, que começou no dia 4 de abril, estava focada na imunização de 2,9 milhões de idosos com mais de 60 anos, além de cerca de 545 mil trabalhadores da saúde.

A aposentada Glória Maria, de 62 anos, foi logo cedo garantir sua proteção. “Hoje eu vim assim que o posto abriu para garantir a minha imunização. Espero que todo mundo se vacine quando chegar a vez, é muito importante nos protegermos”, disse.

Na segunda fase, a campanha vai atender a mais de 970 mil crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade. Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde