FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Doação de sangue, cirurgia segura e paralisia cerebral são temas de cursos ofertados pelo Ministério da Saúde

16/06/2023

O Ministério da Saúde está com inscrições abertas para cursos de formação profissional sobre doação de sangue, cirurgia segura e Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral. As ofertas educacionais estão divididas em módulos e são voltadas para profissionais de saúde, acadêmicos e demais interessados nos temas.

O Ciclo do Sangue: da Captação de Doadores à Transfusão de Hemocomponentes

A habilitação apresenta as etapas do processo de doação de sangue, desde a captação de doadores até o processamento, armazenamento e distribuição dos hemocomponentes, como também as principais reações transfusionais e descrição do atendimento nesses casos. A oferta educacional, disponível na plataforma de ensino AVASUS, tem carga horária de 30 horas e segue com inscrições abertas por tempo indeterminado.

Cirurgia Segura

A qualificação, disponível na plataforma AVASUS, com carga horária de 30 horas, segue com inscrições abertas por tempo indeterminado. O conteúdo é apresentado de maneira clara e objetiva, seguindo recomendações do Ministério da Saúde referentes às práticas cirúrgicas. O objetivo é sensibilizar os alunos sobre a necessidade de rever suas práticas e conduzi-las da forma mais segura, tanto para o profissional quanto para o paciente.

Atenção à Pessoa com Paralisia Cerebral

Por meio do curso, será possível compreender a definição, a caracterização e as classificações da paralisia cerebral, bem como o diagnóstico, os fatores de risco e as condições associadas. São abordadas informações necessárias para que a atenção à pessoa com paralisia cerebral seja direcionada de forma adequada no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Com carga horária de 30 horas, a qualificação está disponível na plataforma de ensino UNA-SUS e segue com inscrições abertas até 31 de outubro de 2023.

Fonte:Ministério da Saúde