Saúde e Vigilância Sanitária

Doença periodontal é uma das principais causas de perda total de dentes; conheça outros tipos de infecções

27/10/2022
Doença periodontal é uma das principais causas de perda total de dentes; conheça outros tipos de infecções

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças bucais são apontadas como um grande ponto de atenção para a saúde pública de muitos países. Estima-se que essas doenças afetem cerca de 3,5 bilhões
de pessoas no mundo. Dentre os agravos bucais, as doenças periodontais representam grande parte dessa alta prevalência. No Brasil, não é diferente. Na semana do Dia Nacional da Saúde Bucal, o Ministério da Saúde reforça que, de acordo com dados do último Levantamento Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010), as doenças periodontais foram uma das principais responsáveis por perdas de dentes em adultos.

A doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que suportam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de biofilme dental abaixo da gengiva. Em casos mais leves, é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento. Em casos mais graves, pode provocar a perda dos tecidos de sustentação dos dentes.

Embora apresente extensões e gravidades variáveis, as doenças periodontais são condições muito comuns na população. Sua forma severa é considerada a sexta condição crônica que mais ocorre no mundo. Nesse ranking, a periodontite severa fica abaixo apenas da cárie não tratada em dentes permanentes (1ª condição), dores de cabeça por tensão (2ª condição), enxaqueca (3ª condição), doenças fúngicas da pele (4ª condição) e outras doenças da pele e região subcutâneas (5ª condição).

Além das doenças periodontais, os agravos bucais mais comuns na população são:

  • Cárie dentária

É uma doença crônica não transmissível, ocasionada pelo consumo de açúcares e má higienização, que tem como resultado a desintegração dos minerais dos dentes. Também tem maior risco de acontecer em pessoas com menor quantidade de saliva na boca, como, por exemplo, diabéticos e pessoas que estão em tratamento quimioterápico ou radioterápico para câncer.

  • Lesões bucais

São inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios. Podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e próteses (dentaduras) mal ajustadas. Devem ser avaliadas pelo dentista para descartar desordem potencialmente maligna.

  • Câncer de boca

Lesões malignas na cavidade oral, mais prevalentes em pessoas que fazem uso de tabaco e álcool ao longo dos anos. Também pode acontecer nos lábios em virtude de exposição solar. A mudança de hábitos e estilo de vida são necessários para sua prevenção, como: cessação do tabagismo e etilismo, vacinação contra HPV, uso de protetor solar, chapéus e bonés em trabalhadores ou outras pessoas que sofrem exposição ao sol.

  • Mau hálito

Tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada; gengivite; ingestão de certos alimentos como alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

A língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas que retêm resíduos de alimentos, células descamadas que começam a fermentar, formando uma placa bacteriana esbranquiçada que aparece no fundo da língua, em direção à ponta, a chamada saburra lingual; essa é, sem dúvida, a principal causa do mau hálito.

  • Placa dentária

Conhecida como biofilme dental, é o conjunto de micro-organismos que coloniza a cavidade bucal. A placa dentária fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando lesões de cárie e formação de tártaro.

  • Tártaro

É o endurecimento da placa dentária na superfície dos dentes.

  • Gengivite

Inflamação da gengiva provocada pelo acúmulo da placa bacteriana, que pode causar inchaço, vermelhidão, dor e até sangramento do tecido gengival. Na existência desse agravo, o uso de produtos de higiene deve ser reforçado.

Prevenção

Frente a tantas doenças que podem acometer a saúde bucal, a boa notícia é que grande parte pode ser evitada por meio da correta higienização, que deve ser executada removendo o biofilme dentário com a escova de dentes, fio dental e pasta de dente com flúor.

A língua também deve ser higienizada, fazendo movimentos de dentro para fora com as cerdas da escova. Além da escovação, é importante reduzir o consumo de alimentos açucarados e ultraprocessados.

 

Nathan Victor
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde