Saúde e Vigilância Sanitária

Dose de reforço: Saúde distribui 4,7 milhões de vacinas Covid-19

10/12/2021
Myke Sena/MS

Nos próximos dias, as unidades federativas receberão novas doses de vacinas Covid-19 para fortalecer a maior campanha de vacinação já realizada no país. Isso porque o Ministério da Saúde distribui 4,7 milhões de doses de imunizantes para os estados e o Distrito Federal. Os imunizantes serão usados para reforçar a vacinação da população brasileira.

Nesta remessa, serão enviadas:

  • 2,7 milhões da Janssen/ Johnson & Johnson;
  • 1,9 milhões de vacinas Pfizer/ Cominarty;
  • 100 mil de Astrazeneca/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As vacinas da Fiocruz são as únicas deste informe técnico destinadas à segunda dose e serão enviadas para São Paulo. Também está disposto no documento que algumas unidades Federativas mandaram ofícios ao Ministério da Saúde solicitando a suspensão temporária do envio do imunizante Pfizer.

Os detalhes dessa distribuição e o quantitativo por estado estão no 73ª Pauta de Distribuição disponível aqui.

Dose de reforço

O Ministério da Saúde recomenda uma dose de reforço da vacina Covid-19 para todos os indivíduos maiores de 18 anos. A imunização deverá ser administrada 5 meses após a última dose do esquema vacinal primário dos imunizantes Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. A vacina a ser utilizada para a dose de reforço deve ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth). Na falta deste imunizante, podem ser usadas as vacinas de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independentemente do esquema vacinal primário.

Pessoas que tomaram o imunizante da Janssen também devem receber a dose de reforço. Nesta segunda aplicação deve ser usada a mesma vacina no intervalo de dois a seis meses depois da primeira dose.

Vacina, Brasil

Desde o começo da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 381,2 milhões de doses para todo o país. Mais de 159,6 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose. Isso representa 90,1% da população-alvo. Deste público, 78,7% já completaram o ciclo vacinal, ou seja, 139,4 milhões de brasileiros.

Mahila Lara
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde