Outros

Em Congresso de Odontologia, Ministério da Saúde reforça Política Nacional de Saúde Bucal

30/06/2022
Priscilla Leonel/MS

O Ministério da Saúde participa da 39ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), que termina neste sábado (2). Entre as ações da Pasta, está a divulgação e orientação de profissionais da área sobre a Política Nacional de Saúde Bucal.

Conhecida como Brasil Sorridente, a política tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde também anuncia o lançamento da nova versão do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que conta com um aperfeiçoamento do odontograma, inclusão do campo de registro periodontal e de lesões de tecidos moles. Está previsto, ainda, o lançamento do passo a passo teleodontologia para profissionais do SUS e também do Guia de Bolso e do caderno do PSE de Saúde Bucal. Os representantes da pasta realizarão, também, uma 2ª reunião com os gestores estaduais de saúde bucal para a discussão de ações para a qualificação profissional e para a educação em saúde da população.

O congresso é conhecido por colocar em prática pilares importantes na formação dos profissionais da área, além de reunir grandes nomes do setor para a discussão e apresentação de tecnologia de ponta, excelência científica e experiências em saúde bucal.

“O Congresso, organizado pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), é o maior congresso do mundo. E nós achamos muito importante participar desse momento e colocar nossa política nacional em evidência, porque ela também é uma das maiores políticas de saúde bucal do mundo. Poucos países possuem atendimento odontológico no sistema público e aqui o Brasil Sorridente está presente em mais de 90% dos municípios brasileiros, com mais de 120 mil profissionais de saúde bucal”, afirmou o Coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho.

O Secretário de Atenção Primária à Saúde (Saps), Raphael Câmara, convidado para a mesa de abertura, destacou os investimentos feitos pela saúde bucal dos brasileiros, incluindo o pré-natal odontológico. "Atravessamos a pandemia juntos e seguiremos juntos, trabalhando pelo atenção à saúde bucal de tantos - inclusive fortalecendo o pré-natal odontológico, entendendo a importância da mulher ter um cuidado integral durante sua gestação”, destacou.

O evento reuniu ainda coordenadores estaduais de saúde bucal de todo o país. Paulo Cesar Oliveira Santos é coordenador estadual de saúde bucal de Pernambuco. “É o momento das pessoas voltarem a sorrir sem as sequelas, que são resultado da desistência produzida pela pandemia. Vamos em frente, estados, municípios e o Governo Federal nesse desafio”

Já Maria de Lourdes de Oliveira Motta é coordenadora estadual de saúde bucal de Alagoas. “A expectativa sobre o Congresso é enorme, principalmente porque iremos apresentar os números do estado de saúde bucal em Alagoas. Conseguimos o ranking de primeiro lugar diante do indicador Pré-natal odontológico do Previne Brasil. Dez municípios fizeram acima de 90% de desempenho. E nós agora fomos convidados para expor nossa experiência aqui”.

Sobre as ações do Ministério da Saúde

Prontuário Eletrônico do Cidadão

Para fazer frente ao desafio de ampliar e qualificar a oferta de serviços odontológicos especializados no SUS, foram criados os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). O tratamento lá oferecido é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família e o registro das informações de cuidado produzidos nos CEOs é pouco informatizado, ocasionando perdas de informação sobre a oferta deste ponto da Rede.
Por isso, o Ministério da Saúde lançou a nova versão do PEC, que vai possibilitar registros digitais de informação que coopera tanto com a troca de informação entre profissionais do CEO e das equipes de Saúde Bucal que estão na APS, quanto colabora com o armazenamento de informações importantes sobre o histórico de saúde do cidadão. Coopera com a estratégia de Saúde Digital. Acesse aqui o documento.

Caderno Temático do Programa Saúde na Escola “Saúde Bucal” e o Guia de Bolso (ebooks)

O Caderno tem o objetivo de traduzir conhecimento aos profissionais da educação e da saúde visando uma maior efetividade do PSE. Já o Guia de Bolso é voltado ao público estudantil, crianças e adolescentes, com jogos e dinâmicas que reforçam os conhecimentos de saúde bucal. Isso considerando que, em 2019, no ranking de atividades desenvolvidas no PSE, a saúde bucal foi destaque, visando gerar aprimoramento na oferta das atividades de promoção e prevenção da saúde.

Passo a Passo da Teleodontologia no SUS (ebook)

Trata-se de Manual Prático para uso da Teleodontologia no SUS. É um documento orientador para os profissionais saberem os itens importantes sobre o tema. Acesse aqui.

Priscilla Leonel
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde