Saúde e Vigilância Sanitária

Em encontro com Queiroga, embaixadora do Haiti agradece envio de ajuda humanitária

14/10/2021
Myke Sena/MS

A embaixadora do Haiti, Rachel Coupaud, agradeceu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pela doação de 3,5 toneladas de medicamentos e insumos para ajudar o país enfrentar a crise causada pelo terremoto de 14 de agosto, que atingiu 7,2 graus na escala Richter. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (14), em Brasília (DF).

Dentre os produtos enviados estão lotes de medicamentos para essas emergências, como antibióticos, analgésicos, anti-hipertensivos, insulina, dentre outros. Cateter, seringas e ataduras, além de outros insumos para curativos também foram entregues pelo governo brasileiro no fim de agosto, em um voo que desembarcou na capital, Porto Príncipe.

Equipes de busca, resgate e salvamento brasileiras também foram enviadas ao país caribenho para auxiliar no atendimento aos haitianos. A tragédia deixou mais de 2 mil mortos e milhares de feridos.

O envio dos insumos fez parte da missão humanitária brasileira determinada pelo Presidente Jair Bolsonaro e executada em estratégia interministerial. Além da pasta da Saúde, participaram os ministérios da Defesa, Relações Exteriores, Justiça e Segurança Pública e Desenvolvimento Regional.

"O objetivo da minha visita é agradecer pela ajuda humanitária que o Haiti recebeu do Brasil na sequência do terremoto. Serviu para reforçar os nossos laços de amizade e estamos à disposição para trabalhar em cooperação com o Brasil", disse Caupaud.

Queiroga reforçou a relação de longa data entre os dois países, que incluiu o comando do Brasil na MINUSTAH (Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti). O ministro também se dispôs a cooperar com o Haiti no enfrentamento à Covid-19, em especial a partir a experiência exitosa que o Brasil teve em vacinar mais de 150 milhões de pessoas com a primeira dose, na maior campanha de imunização da história do país.

Remédios e equipamentos
Ao todo, foram enviadas mais de 120 mil unidades dos mais diversos medicamentos. Também foram doados colares cervicais para adultos e crianças, protetores faciais, biombos, macas dobráveis, macas tipo prancha, nebulizadores, dentre outros equipamentos para o atendimento de emergência.

A ajuda humanitária do governo, com insumos e pessoal, foi transportada pela aeronave KC-390 Millenium, da Força Aérea Brasileira (FAB). A missão tem equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além dos kits doados pelo Ministério da Saúde para a assistência farmacêutica emergencial.

Fernando Caixeta
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde