PROTEÇÃO

Em entrevista à Voz do Brasil, ministra da Saúde reforça importância da vacinação contra a Covid-19

01/11/2023
Julia Prado/MS

Em entrevista à Voz do Brasil, nessa segunda-feira (30), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou a importância da vacinação para a contenção de casos graves e mortes por Covid-19. “É essencial que você tome a dose de reforço porque está comprovado que é a vacinação que protege contra as formas graves e hospitalização. Temos tido aumento de casos que faz parte da dinâmica da doença, mas a vacinação é de fato o meio que nós temos para evitar hospitalizações, casos graves e, principalmente, as mortes”, respondeu a ministra a uma ouvinte.

Na entrevista, Nísia também destacou que a vacina contra a Covid-19 vai integrar o calendário nacional das crianças entre 6 meses e 5 anos de idade a partir de 2024. O esquema será constituído por três doses, com intervalo de 8 semanas entre a 1ª e a 2ª dose, e intervalo de 4 meses entre a 2ª e a 3ª dose. A inclusão já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI).

As vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) também estarão disponíveis para grupos com maior risco de desenvolver a gravidade da doença: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Hoje, o imunizante está disponível gratuitamente no SUS para toda a população acima de 6 meses de idade. Maiores de 18 anos, que já tomaram ao menos duas doses da vacina, devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente. Pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal ou estão com alguma dose de reforço em atraso podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde.

Enfrentamento à desinformação

A ministra da Saúde aproveitou a entrevista para falar das ações do governo no enfrentamento à desinformação sobre as vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). "O portal do Ministério da Saúde é uma referência segura. Nossa plataforma ligada ao Programa Saúde com Ciência também é um local onde todas as dúvidas podem ser tiradas", explicou.

Quanto a efeitos adversos das vacinas e a desinformação atribuída a isso, Nísia disse que esses são eventos leves e raros. “Podemos afirmar, com base numa vacinação de milhões e milhões de pessoas em todo o mundo, que em geral são eventos leves e o efeito de não se vacinar é muito mais grave”, esclareceu.

  • Ministério da Saúde reforça: vacinas são seguras e importantes contra Covid-19
Fonte:Ministério da Saúde