Outros

Em entrevista à Voz do Brasil, Queiroga reforça avanço da vacinação no Brasil

21/06/2021

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou o compromisso de vacinar toda a população maior de 18 anos ainda em 2021. Em entrevista à Voz do Brasil na noite desta segunda-feira (21), Queiroga falou sobre a estratégia do Governo Federal para imunizar a população.

Segundo o ministro, o governo diversificou as possibilidades para a aquisição de vacinas. Como exemplo, ele citou o contrato de transferência tecnológica entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o laboratório AstraZeneca. Além disso, Queiroga listou a adesão ao mecanismo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Covax Facility, e negociações bilaterais diretamente com as fabricantes.

Questionado por ouvintes sobre a proteção e efetividade das vacinas, Queiroga reforçou que quem tomou as duas doses está imunizado. No entanto, ele afirmou que ainda é necessário acompanhar se será necessária a aplicação de novas doses e quanto tempo dura a imunização.

"Todas as vacinas têm a sua eficácia e nós temos realizado pesquisas para verificar a efetividade da vacina na redução de óbitos e casos quando realizada a vacinação em massa. Fizemos isso em Botucatu (SP) e mais recentemente na ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro", disse.

Durante a participação no mais antigo programa da rádio brasileira, o ministro abordou o uso dos parques de vacinação animal para produzir doses contra a Covid-19, e também o avanço na fabricação agora que a Fiocruz detém tecnologia para fabricação nacional do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).

"Assim que imunizarmos a nossa população, eu espero que o Brasil possa cumprir o seu papel de liderança porque temos uma ampla capacidade de produção e de vacinação. Espero que, logo, nossas 38 mil salas de vacinação estejam em sua completa capacidade, que é a de vacinar 2,4 milhões de pessoas por dia", completou.

Por fim, Queiroga pediu a conscientização da população quanto à adesão de medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras, o distanciamento social, a não aglomeração e a correta higiene das mãos.

Fonte:Ministério da Saúde