Saúde e Vigilância Sanitária

Em estudo inédito, moradores do Complexo da Maré recebem segunda dose da Astrazeneca

13/10/2021

O projeto inédito de vacinação em massa contra a Covid-19 realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Complexo da Maré (RJ) entra em uma nova fase: a partir desta quinta-feira (14) os moradores poderão retornar aos postos para tomar a segunda dose da Astrazeneca. O mutirão para completar o esquema vacinal dos moradores vai até sábado (16).

A campanha superou a expectativa: cerca de 36 mil moradores foram imunizados com a primeira dose na fase inicial da pesquisa, em agosto. O estudo é uma parceria entre a Fiocruz, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a ONG Redes da Maré. O lançamento contou com a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “As estratégias são muito úteis para que possamos orientar o futuro da nossa campanha nacional de imunização”, disse o ministro, destacando a importância do estudo.

A iniciativa antecipará o retorno dos moradores vacinados com a primeira dose às unidades de saúde para que completem o ciclo de imunização, recebendo a segunda dose. Por isso, embora na carteira de vacinação possa constar outra data, moradores que já tenham sido vacinados com a primeira dose há pelo menos dez semanas estão aptos a tomar a segunda dose.

Desta vez, clínicas da família e associações de moradores formarão a rede de pontos de vacinação, que acontecerá das 8 às 17h, prioritariamente na população entre 18 e 33 anos. No entanto, todos os moradores acima de 18 anos que ainda não se vacinaram com a primeira ou segunda dose podem aproveitar e se imunizar.

O estudo conduzido pela Fiocruz vai acompanhar de perto cerca de 8 mil moradores da Maré, que serão testados e monitorados ao longo de seis meses. Os pesquisadores vão analisar o impacto da vacinação em um cenário de uma comunidade populosa, a ação de possíveis variantes da Covid-19, o registro de novos casos da doença e o comportamento do vírus na comunidade imunizada.

Vacinação no Brasil

Até agora, o Ministério da Saúde já distribuiu 301 milhões de doses a todas as unidades federativas. Aproximadamente 150 milhões de pessoas tomaram a primeira dose - o que representa cerca de 93% da parcela da população vacinável (160 milhões) maior de 18 anos. Mais de 100 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal.


Nathan Victor, com informações da Fiocruz
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351

Fonte:Ministério da Saúde