Outros

Em fórum de vice-governadores, ministro reitera importância de seguir o PNI para avançar com a vacinação

16/09/2021
Walterson Rosa

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou do Fórum de Vice-governadores nesta quinta-feira (16/9) e reiterou o pedido para que os estados sigam o que foi pactuado, de forma tripartite, no Programa Nacional de Imunizações (PNI). O ministro reforçou a importância de destinar cada dose entregue às unidades da Federação para a finalidade para a qual ela foi pactuada, de modo a não contemplar grupos que não foram incluídos pela decisão conjunta dos representantes da União, estados e municípios.

"Ontem distribuímos vacinas que representam quantidade suficiente para vacinar todos os adultos. Estamos com 88,5% da população vacinável imunizada com a primeira dose e até o fim de outubro iremos imunizar todos os brasileiros com as duas doses. Para isso, precisamos seguir o que foi pactuado e falar a mesma língua", disse Queiroga.

O ministro comentou a situação epidemiológica do Brasil, que vem apresentando melhora conforme a vacinação avança, e explicou como a estratégia diversa para a aquisição de vacinas foi fundamental para os bons resultados da campanha de vacinação contra a Covid-19.

"Desde que todos sigam as decisões do PNI, vamos resolver essa questão da vacinação antes do fim do ano, incluindo a aplicação da dose de reforço", pontuou.

Queiroga também apresentou as ações que estão sendo tomadas visando o próximo ano. Para amparar a estratégia de combate ao vírus, o Ministério da Saúde investiu forte em pesquisa. Um estudo encomendado junto à Fundação Oswaldo Cruz avaliou - e segue acompanhando o resultado -, da imunização de mais de 60 milhões de brasileiros para conhecer melhor a eficácia das vacinas. O governo também investiu em uma grande pesquisa de soroprevalência e outra de imunogenicidade com a Universidade de Oxford.

Fonte:Ministério da Saúde