Saúde e Vigilância Sanitária

Em reunião com ministros da Saúde da América do Sul, Queiroga apresenta estudo sobre eficácia de dose de reforço

27/01/2022
Divulgação MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou, nessa quarta (26), de uma reunião com os Ministros da Saúde de Chile, Colômbia, Equador e Peru. No foi debatido o cenário epidemiológico da variante Ômicron nos países da região. Na ocasião, o ministro brasileiro apresentou os resultados do estudo realizado pelo Ministério da Saúde brasileiro em parceria com a Universidade de Oxford e publicado na revista científica The Lancet, sobre eficácia de dose de reforço.

Queiroga também detalhou investimentos do Governo para o enfrentamento da pandemia. "Foram cerca de R$ 105 bilhões em créditos adicionais. E mais de R$ 33 bilhões foram utilizados para aquisição de vacinas que, com certeza, fizeram a diferença. O governo brasileiro também atuou para levar ajuda à população por meio do auxílio emergencial", explicou o ministro.

De acordo com ele, embora o país tenha avançado bastante na campanha de vacinação, o objetivo principal é aumentar a cobertura vacinal com a segunda dose e a dose de reforço. Foram apresentados, ainda, dados que comprovam o papel crucial das vacinas para a redução da mortalidade por Covid-19 no país, já que de junho de 2021 a janeiro de 2022 houve uma queda de mais de 86% nos índices.

Nathan Victor
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde