Saúde e Vigilância Sanitária

Em reunião do Mercosul, Ministério da Saúde propõe fortalecimento de políticas regionais de educação e saúde

05/10/2021

Propostas que envolvam o fortalecimento de políticas regionais de educação e saúde e a continuidade das agendas de trabalho permanentes entre os dois temas no Mercado Comum do Sul (Mercosul): essas são diretrizes que o Ministério da Saúde defende numa série de conferências ao longo desta semana.

A 55ª Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho (SGT) nº 11 - Saúde é realizada entre os dias 04 e 08. O encontro on-line conta com a participação da delegação do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Nas reuniões, são abordados temas como os sistemas de informação de recursos humanos e seus alcances; acesso às especialidades de enfermagem; reconhecimento de títulos homologados e carreiras; educação superior para as profissões de saúde e educação a distância; e acesso às especialidades médicas e formação.

Quem representa o Brasil nos debates são técnicos da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde. O órgão é responsável por formular políticas públicas orientadoras da gestão, formação e qualificação dos trabalhadores na área da saúde no país.

Mercosul Saúde
Em 2021, comemoram-se os 30 anos da assinatura do Tratado de Assunção, que criou o Mercosul. Para tratar das questões relativas à saúde no bloco econômico, foram constituídos dois foros. O primeiro, o Subgrupo de Trabalho nº 11 “Saúde”, vinculado ao Grupo Mercado Comum (GMC).

Atualmente, o SGT nº 11 possui a seguinte estrutura: Coordenação Nacional; Comissão de Produtos para a Saúde; Comissão de Vigilância em Saúde; e Comissão de Serviços de Atenção à Saúde, que inclui a Subcomissão de Desenvolvimento e Exercício Profissional.

O segundo foro é a Reunião de Ministros da Saúde do Mercosul com 20 Comissões Intergovernamentais.

Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351

Fonte:Ministério da Saúde