PROTEÇÃO

Em Roraima, Dia D de multivacinação para crianças e adolescentes acontece neste sábado (19)

18/08/2023

O Ministério da Saúde realiza, neste sábado (19), o Dia D de multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos de idade em Roraima. A cerimônia acontece na Praça Germano Sampaio, localizada na Rua Carmelo, Pintolândia, a partir de 16h. A iniciativa faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, com o objetivo de atualizar o calendário vacinal da população e evitar a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos. A multivacinação em Roraima começou no último dia 12 de agosto. Todos os estados do país vão receber a ação em etapas regionais até o fim de 2023.

Para apoiar as ações de imunização, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 1,2 milhão para o estado de Roraima. Esse recurso faz parte das medidas de microplanejamento, iniciativa voltada ao diagnóstico local para ampliar a vacinação. A ação é inédita e considerada um diferencial para a retomada das altas coberturas vacinais, assim como o planejamento na ponta e a concentração de esforços nos locais onde as taxas de imunização estão mais baixas.

Todos os imunizantes previstos no calendário para esta faixa etária estarão disponíveis ao público nos locais e horários informados por cada município. Em Roraima, em 2022, a cobertura vacinal contra a poliomielite ficou em 60%. A meta é atingir 95% de cobertura para este público. Para a vacina da BCG, a cobertura vacinal ficou em 85%. A tríplice viral ficou com 66,9% de cobertura.

Caso o responsável não tenha o registro de vacinação da criança ou do adolescente, a consulta pode ser feita, de forma eletrônica, em uma Unidade Básica de Saúde. “O importante é não perder a oportunidade de se vacinar. Não ter o registro em papel não significa que uma pessoa não pode se vacinar, pelo contrário, ela deve se proteger com as vacinas”, reforça o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti.

A etapa nacional de multivacinação começou por Belém (PA) no dia 10 de agosto. Em seguida, no dia 12, Roraima e Maranhão deram início à campanha. No entanto, antes dessa etapa, o Ministério da Saúde antecipou a multivacinação no Amazonas, no Acre e no Amapá. A escolha desses estados buscou conter doenças como a poliomielite, que foi notificada em março deste ano no Peru, em região de fronteira. Desde 2016, o Brasil consta na lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) como local de risco muito alto para a reintrodução da doença.

Microplanejamento

Em uma estratégia inédita, o Ministério da Saúde está promovendo ações de microplanejamento nos estados, conforme o calendário da multivacinação. As equipes da pasta vão percorrer todo o Brasil em oficinas com gestores e lideranças locais, para ajustar a estratégia de vacinação de acordo com as realidades locais.

As ações de microplanejamento foram antecipadas, da mesma forma, no Amazonas, Acre e Amapá para a realização da multivacinação nos municípios desses estados, considerando a sazonalidade e servindo como projeto piloto para a iniciativa. Em seguida, Maranhão, Pará, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul receberam o microplanejamento, onde foram treinados multiplicadores para que ampliem as estratégias em seus municípios.

O microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais.

Essas iniciativas contribuem para que as metas de vacinação sejam atingidas. Entre as estratégias que podem ser adotadas com a estratégia de microplanejamento pelos municípios, estão a realização do “Dia D” de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com serviço de saúde, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas.

Campanha publicitária

Para reforçar a importância da vacinação, especialmente entre crianças e adolescentes, o Ministério da Saúde lançou, na última quinta-feira (17), a campanha nacional de mídia para a multivacinação. O vídeo oficial, com a apresentadora Xuxa e o Zé Gotinha, está sendo exibido na TV aberta, nas redes sociais e em locais de grande circulação de pessoas em todo país.

A Rainha dos Baixinhos é uma das embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação, mobilização nacional do Governo Federal pela retomada das altas coberturas vacinais do Brasil. A campanha reforça a segurança dos imunizantes e a importância de manter a carteirinha de vacinação atualizada.

Próximas etapas

Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal serão os próximos estados a receber a campanha de multivacinação. As ações nas unidades de saúde do Rio de Janeiro começam na quarta-feira (23). No DF e no Espírito Santo, terão início no sábado (26). O microplanejamento nos três estados foi realizado em julho. 

Fonte:Ministério da Saúde