Outros

Em simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia, Queiroga reforça importância da Atenção Primária na prevenção de doenças

20/10/2021

Foto: Myke Sena

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou durante a abertura do 42º Simpósio do Instituto Nacional de Cardiologia (INC) o papel da Atenção Primária no enfrentamento às doenças cardiovasculares, responsáveis por mais de 18 milhões de mortes todos os anos ao redor do mundo. Em seu discurso na abertura do evento, nessa segunda-feira (18), o ministro apontou a redução da mortalidade por essas doenças como uma das prioridades do Ministério da Saúde.

“As doenças cardiovasculares são prevalentes no mundo todo. No Brasil, esse cenário não é distinto. Nós temos 15 milhões de brasileiros com doenças cardiovasculares, que são responsáveis por cerca de 400 mil óbitos todos os anos em nosso país”, disse.

Ele destacou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são o primeiro nível de uma rede assistencial ampla. “Nas UBS nós iniciamos a promoção da saúde e a prevenção das doenças cardiovasculares, com atendimento à hipertensão, ao diabetes, à obesidade e onde fazemos o controle dos fatores de risco. Temos, dentro da política de oferta de medicamentos, remédios próprios para o enfrentamento desses fatores de risco, sobretudo da hipertensão arterial”, reforçou.

Queiroga também lembrou a longa tradição e história do INC, referência em pesquisa, atendimento de alta complexidade e transplantes de coração, desde o pediátrico ao adulto. Também elogiou a capacidade e qualidade do serviço de avaliação de novas tecnologias do instituto.

 


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde