UNIÃO COM OS ESTADOS

Em Tocantins, Ministério realiza mais de 100 atendimentos na Caravana Federativa

14/11/2023

Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços, atendimentos e programas do governo federal, a Caravana Federativa passou pelo estado de Tocantins nos dias 9 e 10 de novembro. Em sua quarta edição, a caravana atendeu os gestores locais no Colégio Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas. No espaço do Ministério da Saúde, foram contabilizados 110 atendimentos principalmente nas áreas da atenção hospitalar, domiciliar e de urgência; do teto de média e alta complexidade (Teto MAC); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Após conhecer o espaço do ministério, o secretário especial de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais do Executivo, André Ceciliano, ressaltou que uma ação como essa significa a retomada do pacto federativo.  “É fundamental essa aproximação do governo federal, dos ministérios com os estados e municípios. Quando você junta as três esferas de governo, a chance de se resolver problemas se torna muito maior”, ressaltou.

Para a secretária de saúde do município de Peixe (TO), Fabiana Pereira, a caravana em Palmas otimizou o acesso aos serviços dos mais diversos ministérios. “É muito difícil a gente ir com frequência a Brasília. Então, a efetiva colaboração que tivemos aqui em Tocantins foi de suma importância para aprendermos a buscar o serviço e, depois, atender a população que precisa da gente”, destacou.

Rosimeire Vieira é enfermeira e coordena o núcleo de educação permanente em São Miguel do Tocantins (TO). Ela fez questão de passar por todos os atendimentos oferecidos pelo ministério. “Às vezes, a gente tem dificuldade, manda um e-mail ou mesmo liga, mas não tem uma resposta rápida. Com essa aproximação aqui, colocamos as nossas dificuldades e já temos as respostas”, elogiou.

Assessor institucional da pasta, Wellington de Paula, esteve em todas as edições da caravana. Segundo ele, geralmente os gestores das cidades procuram apoio técnico e financeiro. “Entre os temas que conseguimos ajudar, estão o encaminhamento de propostas para a ampliação de equipes de saúde da família e de saúde bucal, dúvidas que eles têm em relação ao programa Mais Médicos e problemas que normalmente eles só conseguem solucionar se deslocando até Brasília”, detalhou.

A presença de representantes dos ministérios no Tocantins - possibilitando tratar de diversas temáticas em um só lugar - foi a principal vantagem listada pela prefeita de Gurupi (TO), Josi Nunes. “Estive no Ministério da Saúde porque é a pasta que todos os prefeitos precisam. Falamos sobre o piso da enfermagem, obras que temos no nosso município e tivemos respostas satisfatórias, que nos tranquilizam e nos dão um encaminhamento para as ações que devemos desenvolver”, pontuou a gestora.

A analista técnica Rayanna Lisboa fez sua estreia nos atendimentos da Caravana Federativa, representando a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). “É muito bacana essa aproximação com os municípios para constatarmos que a entrega dos serviços lá no ministério está dando certo aqui na ponta”, revelou. 

“Não fazemos aqui nada diferente do que é feito na pasta. Só que neste evento, tudo muda, porque aqui somos convidados,  estamos na casa deles e isso faz toda a diferença na conversa”, avaliou o assessor Alisson Marques, representante da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. (SAES).

Melhor gestão dos recursos do SUS

Uma das novidades desta edição foi o painel do Ministério da Saúde com o tema: “Ferramentas de apoio para melhor gestão dos recursos federais do Sistema Único de Saúde (SUS)”. A palestra foi ministrada pelo coordenador-geral da área de governança e informações estratégicas do Fundo Nacional de Saúde (FNS), Paulo Henrique dos Santos,  que representou o diretor do órgão, Darcio Guedes Junior.

Em sua apresentação, Paulo Henrique mostrou as ferramentas e informações necessárias para executar os pedidos de emenda parlamentar, proposta de convênio, proposta de contrato de repasse e como é feita a gestão desses recursos.

Caravana no Tocantins em números

Órgãos Participantes

33 Ministérios
FNDE, Funasa, Incra e INSS
BNDES, Caixa e Banco do Brasil
Correios
Energisa
Serpro

Gestores participantes:

109 prefeitos
14 vice-prefeitos
6 deputados federais
2 deputados estaduais
308 secretários de estado

Total de atendimentos: 1950 atendimentos  *

* Dados fornecidos pela empresa de credenciamento, tratados de acordo com a LGPD

Fonte:Ministério da Saúde