EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Encontro celebra 15 anos da RedEscola e protagonismo das Escolas de Saúde Pública

24/11/2023

Formação em saúde no enfrentamento das desigualdades e na reconstrução democrática do Brasil e do SUS: a importância da RedEscola foi o tema principal do Encontro Nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, realizado pelo Ministério da Saúde em Brasília, nesta semana. Com cerca de 200 participantes, o evento celebrou os 15 anos da RedEscola e promoveu a troca de experiências e a construção de conhecimentos para o aprimoramento das práticas de ensino em saúde, alinhadas com o sistema público de saúde. Como resultado, foram estabelecidas parcerias e colaborações com o objetivo de criar redes de cooperação.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou – durante a cerimônia de abertura – a importância da retomada da agenda, fundamental para o Sistema Único de Saúde, e disse que conta com o trabalho em rede para impulsionar ações de equidade para profissionais da saúde.

Na ocasião, a secretária Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Pinto, apresentou duas realizações da gestão: a aprovação da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e o Programa Valoriza GTES-SUS para a reconstrução democrática do SUS. “O momento agora é reconstruir e fortalecer políticas importantes, principalmente aquelas que se referem às pessoas que fazem o SUS acontecer”, disse.

“A realização desse encontro é fundamental para estabelecer um horizonte e reafirmar o compromisso com o fortalecimento das escolas públicas como espaços de gestão na educação para saúde”, afirmou Regina Gil, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde).

Márcia Fausto, coordenadora da Secretaria Técnica-Executiva da RedEscola, destacou que a Rede é aberta, democrática e inclusiva e que o trabalho em rede é um esforço colaborativo em prol do SUS, especificamente no pilar da educação em saúde.

Participaram do encontro representantes das instituições que compõem a RedEscola, Ministério da Educação, Conselho Nacional de Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e universidades estaduais e federais. 

RedEscola

A RedEscola é uma rede de cooperação aberta, composta por 61 instituições formadoras, que incluem instituições públicas como escolas de saúde de todos os níveis de governo, institutos, centros formadores e universidades estaduais e federais. Essas instituições têm como propósito desenvolver ações integradas e voltadas para o SUS, de maneira a fortalecer o ensino e a pesquisa em saúde pública e coletiva.

Fonte:Ministério da Saúde