VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Encontro científico internacional sobre epidemiologia no SUS começou nesta quarta (8)

08/03/2023
Divulgação/MS

Para motivar debates sobre os avanços e desafios da epidemiologia de campo frente às emergências em saúde, o Ministério da Saúde deu início, nesta quarta-feira (8), ao 14º Encontro Científico Internacional do EpiSUS. "Estamos reunidos para promover a construção crítica do conhecimento e, acima de tudo, para que o SUS seja fortalecido com a participação de todos”, enfatizou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), Ethel Maciel, na abertura do evento.

EpiSUS é o Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde para profissionais da rede pública. Já foram realizadas mais de 450 investigações de campo em 23 anos de trabalho, entre investigações de surto, inquéritos, monitoramento de eventos de massa, missões exploratórias e resposta epidemiológica a desastres.

Ethel também destacou o papel dos profissionais e a contribuição de cada um nos eventos de saúde pública. “Esses profissionais estão no ministério, nas secretarias municipais e estaduais, nas universidades, agências, fundações e institutos de pesquisa que atuam na saúde. Todos os dias, os dados coletados por esses trabalhadores são transformados em ações, decisões e em políticas públicas para o aprimoramento da saúde da população”, disse.

Também participaram da mesa de abertura representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) no Brasil, da Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções de Saúde Pública (TEPHINET), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).

Com o tema “Os FETPs (Field Epidemiology Training Program) na Resposta às Emergências em Saúde Pública”, o evento segue até sexta-feira (10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), com palestras, debates, apresentações de oficinas aplicadas, submissão de trabalhos científicos e concurso de fotografia.

Fonte:Ministério da Saúde