Saúde e Vigilância Sanitária

Estudo aponta que procura por tratamento no SUS para deixar de fumar cresceu 35% no ano passado

29/08/2022

Mais de 100 mil pessoas iniciaram tratamento para deixar de fumar nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado. O dado faz parte do relatório Tratamento do Tabagismo no SUS - 2021, apresentado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), nesta segunda-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo.

A análise apresenta os resultados do monitoramento do tratamento disponibilizado à população fumante pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Esse levantamento reúne informações de todas as secretarias estaduais de saúde do País. Ao comparar com o ano de 2020, os números de 2021 revelam aumento de 35% na procura pelo atendimento nas unidades da Atenção Básica, Centros de Atenção Psicossociais (Caps) e de Atenção Especializada.

Entre janeiro e abril do ano passado, as regiões Sudeste (41%) e Sul (23%) foram as responsáveis pelo aumento na procura pelo serviço. Mesmo com pequenas oscilações, a tendência de alta foi mantida em todo o Brasil entre maio e dezembro. Já no recorte por gênero, as mulheres foram as que mais buscaram o tratamento, representando 55% de todos os atendimentos concentrados na Atenção Básica.

“Apesar de ainda serem observados reflexos da pandemia, houve de fato, aumento da busca pelo tratamento para o tabagismo, que pode ser atribuída à desaceleração de casos de Covid-19, com retorno das pessoas às unidades de saúde”, detalha Vera Borges, técnica da Divisão de Controle do Tabagismo do INCA.

Além do acolhimento à população, o PNCT, em parceria com as coordenações estaduais de tabagismo capacitam servidores das redes estaduais e municipais de saúde para desenvolverem e acompanharem cada caso. Entre 2020 e 2021, cerca de 8 mil profissionais passaram por treinamento.

Capacitação

O INCA, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e apoio da The Union (União Internacional de Combate à Tuberculose e Câncer de Pulmão), coordena treinamento sobre legislação e fiscalização de produtos de tabaco e dispositivos eletrônicos para fumar. A capacitação integra a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Fumo e atende a profissionais das Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais dos estados da Paraíba e do Tocantins.

Os treinamentos atualizam os profissionais para que atuem na fiscalização dos estabelecimentos de varejo, bares, restaurantes e outros recintos coletivos em relação às regras de consumo, publicidade, venda e exposição dos produtos de tabaco e estão de acordo com os artigos da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúde para o Controle do Tabaco.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde