Outros

Ferramenta do Conecte SUS é referenciada em Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Pré e Pós Transplantadas e de Conscientização de Doação de Órgãos e Tecidos

26/06/2023

Durante cerimônia de lançamento a Secretaria de Informação e Saúde Digital foi homenageada pela iniciativa da funcionalidade do Conecte SUS que permite acesso ao serviço de Transplantes do Ministério da Saúde

Em comemoração ao dia mundial do Transplantado, no último dia 06 de junho de 2023, a Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas Pré e Pós Transplantadas e de Conscientização de Doação de Órgãos e Tecidos. Na oportunidade, a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS/SEIDIGI/MS), apresentou o miniapp para pacientes pré e pós transplantados do Conecte SUS.

O Brasil é referência mundial no processo de Doação e Transplantes de Órgãos, Tecidos e Células, ocupando o 2º lugar em números absolutos de transplantes realizados, todos os procedimentos desde a consulta ambulatorial até a disponibilização de medicamentos pós transplantes são realizadas de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Visando aprimorar, ainda mais, esse acesso aos dados e procedimentos dos transplantados, o DATASUS/SEIDIGI lançou, na última versão do Conecte SUS, a funcionalidade de acesso ao serviço de Transplantes do Ministério da Saúde (MS), por meio das aplicações de miniapps, facilitando a navegação dos cidadãos e apresentando em tempo real as informações. Com isso, o aplicativo oficial do MS possibilitou o acesso direto à base de dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), disponibilizando ao cidadão a posição ativa na lista de espera na modalidade inscrita, o acompanhamento de status de forma direta e transparente e a geolocalização dos estabelecimentos autorizados a realizar transplantes. Além disto, o app apresenta informações sobre orientações e conteúdo sobre o processo de doação e transplantes.

O Consultor Técnico da Coordenação-Geral de Inovação e Informática em Saúde (CGIIS/DATASUS/SEIDIGI/MS), Josélio Queiroz, representou a SEIDIGI no lançamento da Frente Parlamentar, na Câmara Legislativa/DF, e destacou, em entrevista ao NUCOM/DATASUS/SEIDIGI, os benefícios que o miniapp do Conecte SUS proporciona aos pacientes da fila de espera do SNT: “Com a informação da sua posição ativa em lista de espera, na palma da mão, o cidadão pode se organizar de forma antecipada para a preparação da sua cirurgia, evitando, dessa forma, que aconteçam imprevistos no momento da chamada para realizar o transplante. Vale ressaltar sobre o dinamismo da regra de alocação para transplantes que obedecem a critérios de urgência clínica e compatibilidade imunogenética, fatores associados ao tempo de espera para a sinalização da posição na lista”. 

Imagem da notícia
Consultor Técnico da CGIIS/DATASUS/SEIDIGI, Josélio Queiroz

No período de validação da funcionalidade, o DATASUS/SEIDIGI buscou parcerias com importantes atores, como a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (DAET/SAES/MS), as Coordenações Estaduais de Transplantes, e instituições transplantadoras. Na oportunidade, em apoio ao MS, a Coordenadora da Unidade de Transplantes do Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF, Carolina Couto, concedeu uma entrevista, onde ressaltou a importância dos recursos de TIC ao serviço, que muitas vezes é a única opção para o restabelecimento da condição de saúde dos pacientes com falência terminal de órgãos: “Esse recurso de tecnologia de informação promove a educação em saúde da população e empodera o paciente frente ao seu tratamento, além disso, permite que o paciente tenha acesso à sua posição em lista de espera para transplante, o que favorece a transparência do processo. Para os transplantados, permite ainda o acompanhamento dos medicamentos existentes na farmácia de alto custo, o que auxilia a sua organização e adesão aos tratamentos. Ademais, é mais um canal que estimula a doação de órgãos por conter informações e esclarecimentos de dúvidas sobre o tema. Por isso, sem dúvidas o app Conecte SUS traz benefícios ao cidadão, facilitando a transmissão de informações, promovendo o autocuidado e incentivando a educação em saúde”. Ressaltou, Carolina Couto.

Imagem da notícia
Solenidade de Lançamento da Frente Parlamentar com autoridades e representantes

O DATASUS/SEIDIGI também contou com o apoio da Associação de Transplantados do Distrito Federal, que trabalha com a organização de projetos que beneficiam pacientes em pré e pós-transplante. A Associação contribuiu com o projeto a partir da experiência do usuário, representado pelo senhor Robério Melo, que é Presidente da Comissão de Transplantados do DF e paciente transplantado de fígado. O NUCOM entrou em contato com o senhor Robério, que frisou como a ferramenta beneficia as mais de 18 mil pessoas que fazem parte desse grupo de transplantados ou que necessitam de um transplante de órgão: “Eu achei sensacional essa parte do transplante no aplicativo Conecte SUS, nós da comissão atendemos alguns pacientes, que geralmente são do pré-transplantes ou do pós-transplantes, e o pré tem uma especificidade, que toda vez nós tínhamos que entrar no link do sistema para ver a posição dele na fila, e agora pelo Conecte SUS o próprio paciente acessa o aplicativo e verifica a sua posição. Além do acompanhamento dos remédios que permite o controle da medicação. Então já estamos orientando os pacientes, para que tenham esse controle pelo app. Foi sem dúvidas uma solução muito boa, sensacional!”. A SEIDIGI tem a intenção de realizar novas pesquisas de percepção com pacientes em lista de espera e transplantados, a fim de identificar oportunidades para continuar aprimorando a funcionalidade.

A apresentação das informações do miniapp de Transplantes no Conecte SUS Cidadão, durante a cerimônia na Câmara Legislativa do DF, demonstra o avanço no acesso e transparência das atividades de doação e transplantes no Brasil, regulamentada pela Lei nº 9.434 de 1997. Além de ser um marco da evolução da Saúde Digital no Brasil, convergindo com a quarta prioridade da Estratégia da Saúde Digital para o Brasil (ESD), onde os cidadãos, profissionais e gestores devem ser protagonistas da saúde.

Imagem da notícia
Aplicativo Conecte SUS - Miniapp Transplantes

Para acessar a ferramenta basta baixar o aplicativo Conecte SUS (Android ou iOS) ou acessar a versão web. Realizar o login com a conta do Gov.br, acessar a opção ‘Aplicações’ e depois clicar no miniapp ‘Transplante’. Em caso de dúvidas o usuário pode solicitar suporte no próprio aplicativo, através do menu “Fale com o Conecte SUS”.

Fonte:DATASUS