Outros

Fiocruz recebe insumo para produção de 4,7 milhões de doses da vacina Covid-19

30/08/2021

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recebeu nesta segunda-feira (30) mais uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir vacinas Covid-19. Essa entrega permitirá a produção de cerca de 4,7 milhões de vacinas Astrazeneca/Oxford no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos localizado em Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro. O insumo chegou às 05h50, no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ).

A nova remessa contribuirá para a campanha de vacinação do Brasil e possibilitará entregas no mês de setembro, após as vacinas passarem pelas etapas de processamento final e de controle de qualidade.

De acordo com a Fundação, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos permanece com capacidade de produção superior à de disponibilização do IFA e aguarda a confirmação de envio dos próximos lotes de insumo.

Astrazeneca

A vacina produzida pela Fiocruz é a mais distribuída para as Unidades Federativas. Na última sexta-feira (27), a instituição bateu a marca de 90 milhões de doses entregues ao Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Desde janeiro até o momento, 97,5 milhões já foram entregues pela Pasta às Unidades Federativas, sendo 9,1 milhões advindas do consórcio global Covax Facility.

Mahila Lara
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde