Outros

Força Nacional do SUS envia equipes para fortalecer imunização contra Covid-19 nas regiões de fronteira do Amazonas

06/08/2021

O Ministério da Saúde enviou na terça-feira (3) equipes e técnicos voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer um diagnóstico situacional e fortalecer a imunização contra a Covid-19 na região da fronteira do Alto Solimões, no Amazonas. A iniciativa leva em consideração a possível entrada de novas variantes no país.

As ações de testagem em massa e intensificação de vacinação ocorrerão nas populações dos municípios amazonenses de Tabatinga, Benjamim Constant e Atalaia do Norte até o próximo fim da semana. As equipes também farão estudo genômico do coronavírus e suas variantes.

Essa é uma missão para apoiar a gestão local com ações voltadas para a imunização da população da fronteira e também conta com apoio de equipes técnicas da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A medida faz parte do pacote de ações do Governo Federal para prestar apoio integral e irrestrito aos estados e municípios, ajudando a qualificar e ampliar o acesso das pessoas que dependem do SUS aos serviços, ações e unidades de saúde.

No âmbito da Covid-19, a Força Nacional do SUS atua para apoiar estados e municípios no enfrentamento da doença e também na assistência direta aos pacientes. Além de preparar e qualificar profissionais e gestores por meio de capacitações específicas, as equipes atuam na resposta diante das demandas e necessidades de cada região, geradas em decorrência da emergência em saúde pública por conta da pandemia.

Desde o início da pandemia, já foram realizadas 10 missões pelos voluntários da Força Nacional do SUS. Além da Operação Regresso, que repatriou brasileiros que viviam na cidade de Wuhan, na China, epicentro da pandemia em 2020, também ocorreram missões em Manaus (AM), Coromandel (MG), Chapecó e Xanxerê (SC), Unaí (MG) e na Paraíba.

Estão vigentes, neste momento, a missão exploratória da região Norte para diagnóstico situacional e apoio aos estados na resposta à Covid-19 e missões integradas do Governo Federal, OPAS e conselhos que representam estados e municípios, para ações de resposta à Covid-19 e boas práticas em território nacional.

A Força Nacional do SUS

A Força Nacional do SUS é um programa de cooperação, criado em 2011 pelo Ministério da Saúde, para atuar na execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou desassistência à população.

Desde então, desenvolveu ações de apoio a estados e municípios em mais de 50 missões de campo, voltadas em apoio à gestão de emergência e assistência direta a pacientes contando com profissionais voluntários do setor saúde.

Durante a pandemia de covid-19, realizou missões exploratórias para diagnóstico da rede de saúde, apoio gestores de saúde de estados e municípios na estruturação de ações para resposta e fortalecimento da assistência a pacientes graves.

A FN-SUS demostra sua importância nos 10 anos de atuação como o componente referência do setor saúde no nível federal com capacidade de fortalecer o território nacional em situações adversas que tragam prejuízo a saúde da população, executando ações estruturantes de preparo e organização da rede de saúde local, fortalecimento das capacidades de cuidado, capacitação de profissionais e apoio na estruturação de uma resposta integrada e baseada em protocolos nacionais e internacionais para sua área de atuação.

Além disso, a Força Nacional do SUS conta como profissionais voluntários de todos os estados do país que se colocam à disposição para atuar em situações de emergência em saúde pública, desastres e desassitência.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 6923

Fonte:Ministério da Saúde