Outros

Força Pré-Natal do SUS faz balanço em oficina com profissionais de saúde

14/12/2022

Imagem da notícia

Fotos: Fred Alves/MS

A 1ª Oficina Força Pré-Natal do SUS: Estratégia Integrada para Qualificação da Atenção ao Pré-Natal teve início nesta terça-feira (13), em Brasília (DF), reunindo profissionais de saúde atuantes no cuidado de gestantes, predominantemente das regiões ribeirinhas, fluviais e remotas do País. O encontro é uma estratégia do Ministério da Saúde e tem atividades previstas até o dia 16 de dezembro.

O objetivo da oficina é apresentar e validar os resultados da estratégia metodológica e dos conteúdos técnicos produzidos ao longo dos dois anos de atuação do Projeto Piloto – Força Pré-Natal do SUS, para que o Ministério da Saúde possa avançar para uma Proposta Nacional de Qualificação.

“Uma das principais pautas do Ministério da Saúde é a redução da morbimortalidade materna e infantil e essa oficina reúne profissionais de saúde que atendem o pré-natal de baixo risco nas unidades básicas, para discussão e validação das condutas dos principais agravos das gestantes que são atendidas nas UBS”, contextualizou Lana de Lourdes, diretora do Departamento de Saúde Materno Infantil da pasta e responsável pela pauta. 

A agenda conta com o apoio de equipes multiprofissionais, médicos, enfermeiros, nutricionistas e gestores; além de representantes das áreas técnicas estratégicas do Ministério da Saúde, como a Secretaria de Vigilância em Saúde, a Secretaria Especial de Saúde Indígena e os departamentos de Saúde da Família e de Ciclos de Vida da Secretaria de Atenção Primária.

Imagem da notícia

Os parceiros estão responsáveis pela realização de palestras e instrução de cenários de análises práticas voltadas às necessidades das gestantes, com foco no cuidado aos agravos que mais causam mortalidade materna, como hipertensão, casos infecciosos e diabetes. As atividades que serão realizadas até sexta-feira (16) estarão disponíveis online no canal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde no Youtube. 

Os cenários de práticas discutidos ao longo da oficina são:

  • Sífilis da gestação
  • Sífilis congênita
  • Toxoplasmose
  • Avaliação fetal do crescimento
  • Pré-natal odontológico
  • Saúde mental
  • Pré-natal do pai/parceiro
  • Consulta puerperal

Conheça a Estratégia Força Pré-Natal

Lançada em 2021, a Força Pré-Natal já capacitou 958 profissionais que atuam nas regiões remotas do Amazonas e do Pará, por meio da instrumentalização das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em formato de oficinas e cursos presenciais. Essas ações qualificam a captação precoce das gestantes, o manejo clínico da gestação, o diagnóstico, o tratamento, o acompanhamento das IST/HIV/aids e hepatites virais em gestantes e puérperas.

A estratégia se desenvolveu ao longo dos anos e atualmente consegue identificar os maiores desafios enfrentados nos cenários desafiadores do País, por meio de saúde digital e avanços para proporcionar acesso em regiões remotas. Dessa forma, espera-se que a oficina proporcione a criação de um protocolo de orientação às equipes de atenção primária do Brasil sobre as condutas frente aos principais agravos que acometem gestantes durante o pré-natal.

CCOM/Saps/MS


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde