Saúde e Vigilância Sanitária

Força-tarefa de imunização contra sarampo e Influenza em Goiás conta com mais de 900 postos e 1,8 mil profissionais envolvidos

30/04/2022

Neste sábado (30), dia D da Campanha de Vacinação Contra o Gripe e o Sarampo, 64 postos de vacinação e duas vans estão à disposição da população da capital de Goiás para a imunização. Em todo o estado, mais de 900 pontos fixos estão funcionando e 1,8 mil profissionais estão envolvidos na campanha.

A prioridade da vacinação é para idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já a vacinação contra a gripe é voltada aos trabalhadores da saúde e aos pequenos na faixa etária determinada.

Dona Fátima Moura, de 68 anos, foi uma das imunizadas durante a campanha. conta que não deixa de receber nenhuma vacina recomendado para a sua faixa etária. "Vou convidar os meus vizinhos para virem vacinar também. Quando eu vejo que estão aplicando alguma vacina, eu corro lá para ver se eu preciso. Estou com o calendário [de imunização] todo em dia", conta a trabalhadora autônoma.

Luiz Fornazier, de 68 anos também se vacinou e pede para que o público se proteja: "Pessoal, venham se vacinar!", convidou o aposentado.

Tanto Fátima como Luiz fizeram a escolha certa ao se protegerem por meio da vacina. De acordo com os especialistas, a cocirculação do vírus da Influenza e do coronavírus pode ser mais perigosa para a faixa etária deles.

A Unidade de Saúde da Família Alto do Vale é uma das localidades que participam da campanha. Lá, as crianças que tomaram vacina ganharam pipoca e vários minutos de diversão na cama elástica. Os postos ficam abertos das 8h às 17h - sem interrupção dos serviços.

POR QUE A VACINA É IMPORTANTE?

A proteção por meio dos imunizantes é a forma mais eficaz de prevenir enfermidades. Ela reduz a carga das doenças, prevenindo hospitalizações, mortes, e reduzindo a sobrecarga nos serviços de saúde.


Nathan Victor

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde