Saúde e Vigilância Sanitária

Fumo é responsável por 71% das mortes por câncer de pulmão e 42% das doenças respiratórias crônicas, alerta OMS

31/08/2022
Fumo é responsável por 71% das mortes por câncer de pulmão e 42% das doenças respiratórias crônicas, alerta OMS

O tabagismo é considerado uma doença epidêmica, decorrente da dependência à nicotina e está incluído no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao consumo de substâncias psicoativas. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo é responsável por 71% das mortes por câncer de pulmão, 42% das doenças respiratórias crônicas e aproximadamente 10% das doenças cardiovasculares. Também é fator de risco para doenças transmissíveis, como a tuberculose e pode ser a causa para o desenvolvimento de aproximadamente mais 50 outras doenças incapacitantes e fatais.

O tabagismo ativo provoca mais de 7 milhões de óbitos por ano no mundo e cerca de 1,2 milhão de mortes ocorrem devido à exposição de não fumantes ao fumo passivo, que consiste na inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos que convivem com fumantes em diferentes ambientes, respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.

Para reduzir os índices de pessoas tabagistas e informar a população sobre os malefícios desse consumo, campanhas de comunicação em massa e advertências nas embalagens dos produtos são usadas como estratégia de mobilização e estão reduzindo o número de pessoas tabagistas no mundo. Estudos realizados após a implementação de advertências nos maços de cigarro no Brasil, Canadá, Singapura e Tailândia mostram que os alertas por imagens aumentam significativamente a conscientização das pessoas sobre os danos do uso do tabaco.

Algumas campanhas são promovidas pontualmente, todos os anos, por órgãos de saúde e instituições:

31 de Maio - Dia Mundial Sem Tabaco: a data foi criada em 1987 pela OMS para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é responsável pela divulgação e promoção da data, de acordo com o tema estabelecido a cada ano pela Organização. As ações são articuladas com as secretarias estaduais e municipais de saúde dos 26 estados e do Distrito Federal, envolvendo também a sociedade civil.

29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo: criado em 1986 pela Lei Federal nº 7.488, a data tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Essa foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo no Brasil.

Fran Martins
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde