Saúde e Vigilância Sanitária

Governo Federal investe R$ 2,7 milhões para habilitar nova UPA 24h em Rondônia

29/03/2022

A população do município de Rolim de Moura, no interior de Rondônia, ganhou nesta terça-feira (29) um importante reforço nos atendimentos de urgência e emergência. A UPA 24h da região está habilitada e passa a receber recursos de custeio por parte do Governo Federal. Ao todo, o Ministério da Saúde investirá R$ 2,7 milhões ao ano para ajudar a unidade.

portaria de habilitação está disponível na edição de hoje do Diário Oficial da União.

As UPA 24h são importantes estratégias de assistência à saúde e concentram os atendimentos de complexidade intermediária do Sistema Único de Saúde (SUS). Casos como fraturas, cortes com pouco sangramento, infarto, derrame, queda com torção e dor intensa, cólicas renais, falta de ar, crises convulsivas, dores fortes no peito, estão entre as situações atendidas nesse nível de assistência.

Essas unidades também recebem pacientes moderados da Covid-19, que precisam de suporte de oxigênio, mas não necessitam de ventilação mecânica.

Uma das principais características das UPA é o funcionamento em tempo integral, 24h por dia e sete dias por semana. As estruturas devem funcionar de forma interligada, inclusive, com a atenção primária, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

As unidades possuem uma estrutura simplificada, com raio-x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, onde pacientes ficam por até 24h em elucidação diagnóstica ou estabilização clínica para posterior encaminhamento a outras unidades hospitalares ou alta. A nova UPA está habilitada em porte V, ou seja, precisa ter pelo menos seis médicos disponíveis, além de realizar no mínimo 6.750 atendimentos mensais.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde