RIO GRANDE DO SUL

Grupo Hospitalar Conceição faz contratação emergencial de 970 profissionais de saúde no RS

26/05/2024

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC), do Ministério da Saúde, está contratando 970 profissionais de saúde para reforçar o atendimento à população do Rio Grande do Sul afetada pelas chuvas intensas e inundações que vêm atingindo o estado. O grupo já conta com um corpo permanente de 11 mil profissionais em atuação.

Segundo o diretor-presidente do GHC, Gilberto Barichello, as contratações, realizadas por meio de um processo seletivo emergencial, visam ampliar a capacidade de atendimento às vítimas e à população em geral. Também vai reforçar a rede de atenção no período do inverno, historicamente associado a um aumento na demanda por serviços de saúde.

Além dos novos profissionais, o grupo abrirá mais de 100 leitos. O GHC conta com quatro grandes hospitais, 12 unidades de saúde, três Centros de Atendimento Psicossocial e um Consultório na Rua, entre outros serviços 100% do Sistema Único de Saúde (SUS).

Resposta e preparo

O GHC atuou diretamente na resposta à emergência climática do Rio Grande do Sul com diversas ações, incluindo o fornecimento de estrutura para atuação da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) no estado gaúcho.

“A Força Nacional é um grande instrumento do SUS, do Ministério da Saúde, que faz a diferença no atendimento de tragédias e de emergências”, destaca Barichello, que complementa: “O GHC está em contato com o Ministério da Saúde desde o início da tragédia para atuarmos de forma imediata no socorro à população”.

Sanitarista, especializado em Gestão Hospitalar, advogado, economista e filósofo, Barichello, 60 anos, trabalha na saúde pública há mais de duas décadas. Ele ressalta o papel do Sistema Único de Saúde diante da complexidade da emergência. “Essa tragédia não é só ambiental, mas uma tragédia de dimensão humanitária, econômica, social”, explica. “A saúde é um direito e uma necessidade de todos, por isso precisamos sempre lutar pelo SUS”, declara.

Reconstrução

Gaúcho, natural de Tucunduva (RS), Barichello acredita que, com a atuação conjunta do governo nas três esferas e da sociedade, a população do Rio Grande do Sul se recuperará da crise: “O povo gaúcho sempre teve uma história de luta. Com o apoio de toda a sociedade, não tenho dúvida de que nós vamos nos reerguer e preservar ao máximo o direito à saúde, tanto física quanto mental, dos cidadãos e cidadãs”.

Fonte:Ministério da Saúde