SOLIDARIEDADE

Hospitais Federais do Rio de Janeiro promovem campanha de doação de sangue neste carnaval

02/02/2024

Os três hemonúcleos da rede de hospitais federais na cidade do Rio de Janeiro estão em campanha para incentivar a doação de sangue no período de carnaval. Na Zona Norte e em Jacarepaguá, as ações dos hospitais Federal de Bonsucesso e Federal Cardoso Fontes acontecem na semana que vem: do dia 5 ao dia 9 de fevereiro. No Centro da cidade, o hemonúcleo do Hospital Federal dos Servidores do Estado vai abrir espaço para os doadores durante todo o mês de fevereiro.

A doação é um ato voluntário que salva vidas. Como as unidades federais realizam cirurgias de grande porte, além de procedimentos de urgência e emergência e tratamentos de doenças oncológicas e hematológicas, é fundamental que os bancos de sangue estejam em nível estável para garantir o pleno atendimento dos pacientes.

Para doar, basta cumprir alguns requisitos: apresentar documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização do responsável), pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde e descansado (ter dormido pelo menos 6 horas). Não é preciso estar em jejum, mas deve-se evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas três horas anteriores e de bebidas alcoólicas por pelo menos 12 horas.

Quem não pode doar: grávidas, mulheres amamentando e pessoas que fizeram tatuagens ou colocaram piercing há menos seis meses (se for oral ou genital, a pessoa só poderá doar seis meses após retirar a peça).

Campanha de doação de sangue no Rio de Janeiro

• Hospital Federal de Bonsucesso
Data: de 5 a 9/2
Horário: das 7h30 às 12h
Endereço: Av. Londres, 616, Bonsucesso - térreo do Prédio 4

• Hospital Federal Cardoso Fontes
Data: de 5 a 9/2
Horário: das 8h às 12h
Endereço: Av. Menezes Cortes, 3245 - Prédio dos ambulatórios

• Hospital Federal dos Servidores do Estado
Data: de 1 a 29/2 (de segunda a sexta)
Horário: 7h30 às 16h
Endereço: Rua Sacadura Cabral, n° 178, esquina com a Rua Souza e Silva

  • Mais informações estão disponíveis nas redes do Hemorio.
Fonte:Ministério da Saúde