Saúde e Vigilância Sanitária

Imunização contra Gripe e Sarampo no Paraná conta com mais de 1,3 mil postos de saúde

30/04/2022

Neste sábado (30), a população do estado do Paraná contou com uma força-tarefa para a vacinação contra Influenza e Sarampo. O Dia D da mobilização nacional amplia a imunização para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde estima que 125 mil crianças estão elegíveis para a vacinação e, em todo o estado, mais de 690 mil.

Para imunizar a população paranaense, o Ministério da Saúde destinou mais de 4,3 milhões de doses ao estado. A primeira fase, entre os dias 4 de abril e 2 de maio, focou na imunização de quase 1,7 milhão de idosos com mais de 60 anos, além de cerca de 272 mil trabalhadores da saúde. Na segunda fase, onde inclui o público infantil, a meta é atender mais de 690 mil crianças no estado.

A Secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistela, faz questão de mobilizar as equipes de saúde nos dias de campanha de vacinação. “A vacina gera um impacto quase que imediato e definitivo”, diz. Para ela, a ação produz o efeito necessário para manter a população mais saudável.

Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira, essa época do ano entra na sazonalidade das doenças respiratórias e, com isso, voltam a circular outros vírus, como o da Influenza. O diretor explica que a gripe também pode levar a complicação como internamento, pneumonia e morte. “Desejamos que todos procurem as Unidades Básicas de Saúde e façam a imunização para se protegerem da gravidade das doenças”, afirma.

Além da gripe, Oliveira explica também que o sarampo é mais transmissível do que a Covid-19 e pode levar à internação. “Independente da situação vacinal da criança, os pais devem vacinar seus filhos”, afirma. Ele esclarece que esse ato é uma proteção importante, pois faz com que a doença não volte com intensidade no país.

Gabriela, de três anos, foi uma das crianças que recebeu a vacina contra o Sarampo. Sua mãe, Jaqueline Voidela, diz que a participação nas campanhas de vacinação é muito importante para manter a saúde das crianças e de toda a população.

João, de dois anos, filho do jornalista Vinicius Konchinsky, também foi imunizado contra a doença. “Dá um pouco de dó ver ele chorando, mas a gente tem que pensar no bem dele”, garante.

CAMPANHA 2022
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a campanha contra a gripe deste ano em 30 de março e já imunizou mais de 93 mil pessoas na cidade. O público prioritário é definido pelo Ministério da Saúde de acordo com a vulnerabilidade e a possibilidade de complicações no caso de contrair gripe.

Para a vacinação, basta ir a um dos locais de atendimento, levar um documento com foto e CPF do pai ou responsável e um documento de identificação da criança.

Karol Ribeiro
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde