Saúde e Vigilância Sanitária

INCA lança campanha com alerta sobre prevenção e tratamento do câncer

04/02/2022

Para alertar sobre a importância prevenção e o tratamento do câncer, o Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (INCA), lança nesta sexta-feira (4) a campanha em celebração ao Dia Mundial do Câncer. O instituto é referência nacional, 100% SUS e especializado em ações de prevenção, promoção, tratamento e enfrentamento à doença no País. A campanha deste ano será veiculada nas redes sociais e vai apresentar à população informações importantes sobre a equidade para o controle da doença, usando a hashtag #CuidadosParaTodos.

O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do câncer, além de levar questões atuais sobre a doença à população em geral. Atualmente, cerca de 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos.

A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que ocorram 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.

A data do Dia Mundial do Câncer, celebrada anualmente no dia 4 de fevereiro, é coordenada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), instituição que reúne mais de mil organizações ligadas ao câncer em cerca de 160 países, com o apoio da OMS. Em 2022, o objetivo é divulgar o tema da campanha (Close the care gap), ao longo de todos os meses do ano, trabalhando diretamente com seus membros afiliados, como o INCA, que criam e repercutem ações que atendem diferentes prioridades organizacionais.

Causas do câncer
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer.

Entre 80% e 90%, os casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Apesar de o fator genético exercer um importante papel na formação dos tumores, são raros os casos de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos. Adotar um estilo de vida saudável é o melhor caminho contra a doença.

12 dicas para prevenir o câncer

  • não fumar;
  • adotar uma alimentação saudável;
  • manter o peso corporal adequado;
  • praticar atividades físicas;
  • amamentar;
  • realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
  • vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
  • vacinar-se contra a hepatite B;
  • evitar bebidas alcoólicas;
  • evitar carnes processadas;
  • evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
  • evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

 

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde