Saúde e Vigilância Sanitária

Inscrições abertas: curso de cuidados com mordedura de animais e intoxicações prepara profissionais da Atenção Primária

13/09/2022

Quadros de mordedura de animais e intoxicação por animais peçonhentos, plantas tóxicas e medicamentos são queixas comuns no atendimento à demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS). Por isso, é fundamental o preparo das equipes da Unidade Básica de Saúde, uma vez que essas emergências podem ameaçar a vida se não forem cuidadas adequadamente.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, oferece a capacitação gratuita Cuidado em Casos de Mordedura de Animais e Intoxicação por Animais Peçonhentos, Plantas Tóxicas e Medicamentos. O curso é voltado a veterinários, gestores que atuam na Atenção Primária à Saúde, especialmente médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos e demais interessados na temática.

O conteúdo aborda o processo de classificação de risco e vulnerabilidades para a melhor organização do fluxo de trabalho das equipes na APS e reconhecer os cuidados pertinentes aos casos relacionados com a temática. A oferta educacional, com carga horária de 30 horas, disponível na plataforma da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está com inscrições abertas até 31 de outubro.

Desde março, quando a capacitação foi aberta, foram matriculados 7.384 alunos, sendo que 3.274 já concluíram.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde