Saúde e Vigilância Sanitária

Instituto Nacional de Cardiologia faz transplante cardíaco bem-sucedido em bebê de seis meses de vida

16/12/2021

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC), unidade federal e de referência do Ministério da Saúde para tratamento de alta complexidade em doenças cardíacas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), fez um transplante cardíaco bem-sucedido em um bebê de apenas seis meses de vida. A criança já recebeu alta, passa bem e é o paciente mais novo do estado do Rio de Janeiro a passar pelo procedimento – o mais jovem até então tinha um ano e oito meses.

O bebê nasceu em 6 de março, quando os médicos identificaram uma cardiopatia grave, chamada de miocardiopatia dilatada, que triplica o tamanho do coração e o enfraquece na mesma proporção. Após o nascimento, a criança precisou ficar internada na maternidade por dois meses, quando foi transferida para o INC, já na fila para transplante. Em setembro, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) encontrou um coração pequeno, com apenas 30 gramas e compatível com o bebê, e o transplante pôde ser realizado com sucesso. O órgão foi transportado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nesta quarta-feira (15), o pequeno, que desde o nascimento nunca saiu do hospital, finalmente recebeu alta e poderá levar uma vida praticamente normal. O diretor-geral do Instituto Nacional de Cardiologia, o médico cardiologista João Manoel Pedroso, disse que o instituto vem ampliando muito, ao longo dos anos, o número de transplantes, especialmente em crianças. "Não temos ainda muitos transplantes com crianças tão pequenas, isso requer uma curva de aprendizado, mas o instituto vem se especializando cada vez mais nesse público", explicou Pedroso.

Sobre o INC

O Instituto Nacional de Cardiologia atua há mais de 40 anos com destaque em procedimentos hemodinâmicos, cirurgias cardíacas de alta complexidade, incluindo as neonatais. Atualmente é o único hospital público que realiza transplantes cardíacos em adultos e crianças no estado do Rio de Janeiro e é o segundo centro que mais realiza cirurgias de cardiopatias congênitas no Brasil.

Formador de profissionais para a rede de saúde, o INC possui Programas de Residência Médica, Enfermagem e Farmácia de excelência, além de cursos de pós-graduação que abrangem diversas áreas de atuação cardiovascular, como Hemodinâmica, Ecocardiografia e Perfusão em Cirurgia Cardíaca. Conta ainda com mestrado multiprofissional em Ciências Cardiovasculares e Avaliação de Tecnologia em Saúde.

No campo da pesquisa, foi escolhido pelo Ministério da Saúde como coordenador do maior estudo multicêntrico já realizado no país na área de terapias celulares em cardiopatas e desenvolve pesquisas clínicas em diversas áreas de diagnóstico e tratamento em cardiologia.

O Instituto dispõe de 165 leitos, sendo 60 de UTI, com 4 mil internações, 1.200 cirurgias e 50 mil consultas médicas por ano. O INC investe também na incorporação das mais modernas tecnologias disponíveis no mundo como o implante percutâneo de válvula aórtica (TAVI), ecocardiografia tridimensional, testes genéticos de última geração, entre outros.

O atendimento aos pacientes do INC é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Profissionais experientes e qualificados comprometidos com a alta qualidade no atendimento, um dos fatores que torna o INC um centro nacional de referência em Cardiologia.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde