Saúde e Vigilância Sanitária

Mais de 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum distúrbio alimentar

19/09/2022
Mais de 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum distúrbio alimentar

Os transtornos alimentares são condições psiquiátricas caracterizadas por alterações persistentes nas refeições ou em comportamentos relacionados aos hábitos alimentares. Quando há alteração no consumo ou na absorção de alimentos, isso afeta a saúde física e mental do indivíduo. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum transtorno alimentar, incluindo anorexia, bulimia, compulsão alimentar e outros.

A anorexia nervosa e a bulimia apresentam grande incidência entre os jovens. As mulheres são as mais acometidas por esses distúrbios, sendo a anorexia a de maior incidência no público de 12 a 17 anos e a bulimia se mostrando mais presente no início da vida adulta. Mara Maranhão, psiquiatra especialista em transtornos alimentares da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), destaca que esses comportamentos "estão relacionados a maiores taxas de mortalidade entre os transtornos mentais”.

Na anorexia nervosa a pessoa restringe a alimentação, geralmente iniciando com uma dieta comum e, com o passar do tempo, essa limitação se intensifica, levando a grande perda de peso. O jejum recorrente também faz parte das características apresentadas pelo transtorno. Muitos quadros de anorexia acabam levando à desnutrição.

Na bulimia, em situações recorrentes, o indivíduo ingere uma grande quantidade de alimentos num espaço curto de tempo e, em seguida, passa a utilizar 'métodos compensatórios' para evitar o ganho de peso, que incluem a indução de vômito e o uso de laxantes e diuréticos.

Os transtornos alimentares estão diretamente relacionados à distorção de imagem, segundo a psiquiatra. “O medo excessivo de ganhar peso e o valor próprio muito centrado na imagem são fatores fundamentais para o diagnóstico", explica.

Sinais e sintomas

Geralmente os responsáveis e as pessoas mais próximas são os que detectam os sinais de alerta. Aquele que sofre com o transtorno dificilmente será capaz de identificar alterações. Alguns sintomas merecem atenção.

  • Nos casos de anorexia:
    Realização de dietas que se tornam cada vez mais restritivas com o passar do tempo, observação constante das embalagens de produtos e contagem de valor calórico, isolamento para não se alimentar junto da família, comportamento de se pesar e medir o corpo com frequência.

  • Nos casos de bulimia:
    Episódios de compulsão alimentar onde a pessoa passa a comer muito rápido e em grande quantidade, ela se direciona ao banheiro logo após a ingestão desses alimentos para provocar vômito ou após grande ingestão de comida o indivíduo decide fazer um longo período de jejum, além da compra de grandes quantidades de laxantes e diuréticos sem prescrição médica.

A atividade física excessiva é uma característica comum tanto nos casos de anorexia quanto nos casos de bulimia.

Consequências

Os transtornos alimentares precisam ser identificados, diagnosticados e tratados o mais rapidamente possível, pois podem acarretar em outros problemas de saúde, levando até à morte. “A anorexia nervosa é o transtorno mental com maior taxa de mortalidade, tanto pelas complicações físicas, como as alterações cardiovasculares, por alterações psiquiátricas e por suicídio”, alertou a especialista da UNIFESP.

É frequente que pacientes diagnosticados com anorexia nervosa ou bulimia também tenham outras doenças psiquiátricas relacionadas. Estes quadros favorecem o desenvolvimento de doenças físicas associadas à desnutrição e doenças psiquiátricas, dentre elas, depressão e ansiedade.

SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza atendimento para pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada para o cuidado e desempenha papel fundamental na abordagem dos Transtornos Mentais, principalmente os leves e moderados, não só por sua capilaridade, como também por conhecer a população, o território e os determinantes sociais que interferem nas mudanças comportamentais, dispondo de melhores condições para apoiar o cuidado.

Diferentes níveis de complexidade compõem o cuidado, sendo os CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, em suas diferentes modalidades, pontos de atenção estratégicos da RAPS. Serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar, podem ser encontrados.

Setembro Amarelo

Durante o mês de setembro, o Ministério da Saúde divulga uma série de conteúdos sobre a importância da conscientização e do cuidado com a saúde mental. Informação é o primeiro passo de qualquer tratamento. Acompanhe:

  • Anualmente, mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, segundo OMS.

 

Fran Martins
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde