MAIS MÉDICOS

Mil e seiscentos novos profissionais vão iniciar atividades nos municípios após acolhimento

26/03/2024
divulgação/MS)

Com o encerramento da fase de acolhimento nas cidades de Belo Horizonte e Brasília, nesta segunda-feira (25), os médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior participantes do Mais Médicos concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) e estão aptos para iniciar as atividades em saúde. Ao todo, 1,6 mil profissionais começarão, a partir do próximo mês, a atuar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 624 cidades e 15 distritos sanitários indígenas (DSEIs) em todas as regiões do Brasil. 

Eles vão se juntar aos 24.770 médicos que já atendem pelo programa. O MAAv é uma etapa presencial e obrigatória, antes do início das atividades nos municípios. 

Em 2023, o Mais Médicos atingiu o número recorde de 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional e 86 milhões de brasileiros foram beneficiados com o atendimento. Outro feito do programa foi ter ampliado em 45% as vagas para atendimento nos 34 DSEIs — um avanço importante diante da desassistência enfrentada pela população indígena nos últimos anos.

Todas as regiões atendidas 

Agora, os 1.080 médicos e médicas que fizerem a capacitação em Belo Horizonte serão designados para municípios das regiões Sul, Sudeste e para assistência a populações específicas — saúde indígena, saúde prisional e consultório de rua. Já os 523 que fizeram o curso em Brasília serão encaminhados para os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Ao todo, são 1.558 médicos brasileiros com diploma do exterior e 70 estrangeiros. 

Saúde para todos 

Além dos novos profissionais de saúde, o Mais Médicos abriu, pela primeira vez, processo seletivo direcionado ao atendimento de populações em vulnerabilidade, como pessoas privadas de liberdade ou em situação de rua.

Foram ofertadas formações específicas para médicas e médicos intercambistas que irão trabalhar diretamente com grupos ou populações que exigem habilidades específicas. Módulos e aulas específicas instruíram os profissionais sobre abordagem em situações que envolvem violência, uso abusivo de álcool e outras drogas, infecções sexualmente transmissíveis (IST), saúde mental e outras temáticas.

Como funciona o MAAv?  

O MAAv é a formação de médicos intercambistas (formados no exterior, de nacionalidade brasileira ou estrangeira) no Mais Médicos. A etapa é realizada através de parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.   

Os profissionais em treinamento cumprem 160 horas de aulas de legislação, atribuições e funcionamento do SUS, ações de escopo da Atenção Primária à Saúde, protocolos clínicos de atendimentos definidos pelo ministério e Código de Ética Médica, além dos protocolos e diretrizes específicos do estado e município em que irão atuar.  

Fonte:Ministério da Saúde