Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde abre sete chamadas públicas para desenvolvimento de pesquisas que atendam ao SUS

30/08/2022

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (DECIT/SCTIE), divulga sete chamadas públicas sobre temas estratégicos para atender às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O investimento total é de R$ 55,5 milhões e atenderá economia da saúde, saúde mental, biópsia líquida, vacinas, avaliação de políticas, saúde ambiental e saúde da criança. Os tópicos foram definidos de acordo com a Agenda de Prioridade de Pesquisas para o SUS.

Todas as chamadas terão acompanhamento, em pelo menos três fases, pelo DECIT. A intenção é monitorar e avaliar os projetos para que os resultados tenham a maior potencialidade de implementação.

Podem concorrer ao edital pesquisadores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação que possuam título de doutor e livre docência. As propostas contempladas têm prazo de execução de até três anos. Ao fim dos trabalhos, os resultados serão apresentados aos gestores do Ministério da Saúde para que políticas públicas sejam aprimoradas e que a sociedade tenha acesso a novas tecnologias em saúde.

Os produtos finais devem ser apresentados em ferramenta de leitura acessível, utilizando recursos de tradução do conhecimento, para que o conteúdo não fique restrito aos técnicos do Ministério da Saúde, mas alcance toda a sociedade. As chamadas estão disponíveis na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), parceiro do Ministério da Saúde.

Chamadas públicas

Desenvolvimento de Testes Genéticos e Biópsia Líquida aplicados à saúde humana
Prazo: 09/09/2022

Avaliação Executivas de Políticas Públicas de Saúde
Prazo: 10/09/2022

Economia da Saúde: pesquisas para a melhoria do gasto público em saúde
Prazo: 12/09/2022

Saúde mental: aperfeiçoamento da Política Nacional de Saúde Mental, com foco na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), transtornos mentais, suicídio e fatores associados ao desenvolvimento de sofrimentos psicossociais relacionados ao trabalho
Prazo: 16/09/2022

Saúde ambiental: pesquisas sobre a exposição de populações vulneráveis ao mercúrio na região amazônica
Prazo: 16/09/2022

Saúde da criança: cuidado neonatal, aleitamento materno e alimentação, puericultura e práticas parentais
Prazo: 16/09/2022

Pesquisas estratégicas com vacinas desenvolvidas no Brasil
Prazo: 19/09/2022

Fonte:Ministério da Saúde