Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde apresenta alterações na equipe de secretários; conheça o perfil dos gestores

16/02/2022
Myke Sena/MS

O Ministério da Saúde apresentou, oficialmente, na tarde desta quarta-feira (16), as alterações na equipe de secretários da Pasta. A enfermeira Maíra Botelho assume a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES), já Sandra de Castro comandará a Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), e, Hélio Angotti passa a ser secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES).

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou durante coletiva de imprensa que os secretários assumem os cargos para, entre outros desafios, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e pôr fim ao caráter pandêmico da Covid-19. O ministro reforçou ainda que a escolha dos nomes foi definida com critérios técnicos e levou em conta a trajetória dos gestores no serviço público federal.

“Vamos aprimorar, ainda mais, a gestão do Ministério da Saúde e, por conseguinte, do SUS, que é um patrimônio do povo brasileiro e tem sido a grande fortaleza no combate à pandemia. Onde tem Brasil tem SUS. Porque a saúde é um direito fundamental. Um direito de todos. E é um grande desafio e responsabilidade conduzir esta pasta. E isso só é possível quando temos secretários, coordenadores e servidores dedicados para conduzir o Ministério”, contou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Saes

Enfermeira e servidora pública com mais de 21 anos de experiência na saúde pública, a nova secretária de Atenção Especializada à Saúde tem forte atuação em temas como: planejamento em saúde, legislação SUS, gestão de contratos, dimensionamento de pessoal, gestão de suprimentos, gestão de recursos humanos, gestão da clínica e cadeias de cuidado, educação em Saúde, coordenação de programas e projetos, monitoramento e avaliação, auditoria e consultoria em saúde pública.

“Gostaria de agradecer imensamente a oportunidade e confiança em mim depositada. Sou enfermeira, servidora pública, e não caí aqui de paraquedas. Tenho uma trajetória de mais de 21 anos como servidora pública e estive na linha de frente, como os milhares de profissionais de enfermagem, no combate à Covid-19. Esse momento é muito simbólico, uma vez que o ministro reconhece as profissionais desta casa. Trabalharemos de forma integrada”, contou a nova secretária.

SCTIE

Quem passa a compor a SCTIE é Sandra de Barros, farmacêutica generalista, servidora do Ministério da Saúde desde 1986, com vasta experiência em gestão. Sandra atuou na formulação de políticas públicas e na criação e implantação do departamento de assistência farmacêutica, que dirigiu desde 2019 até hoje, quando passa a assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, secretaria da qual faz parte desde 2003.

“Para trabalhar para o próximo, para a nossa população, para a nossa pátria, é preciso gostar do que faz. Agradeço à gestão atual. Foi nesta gestão, neste governo, que tivemos a oportunidade de mostrar que nós também sabemos fazer gestão. Sou gestora, sou técnica, sou farmacêutica por formação, mas acima de tudo eu sou cidadã, brasileira, e estou aqui para trabalhar para o SUS, como sempre trabalhei. Me sinto privilegiada. Todo mundo precisa de todo mundo, e a pandemia veio para dizer isso”, destacou Sandra.

SGTES

Antes secretário da SCTIE, Hélio Angotti passa a fazer parte da SGTES, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. O secretário lembrou que já fez parte do corpo diretivo da SGTES em 2019 e exaltou a importância da missão da secretaria, que já fez várias entregas na formação dos profissionais, na preparação de gestores, pavimentando caminhos para a educação continuada na saúde.

“A SGTES é uma secretaria que cuida do nosso patrimônio, que é o mais precioso, que nos define: as pessoas, os recursos humanos. A marca que distingue a SGTES neste governo é a valorização da pessoa, dos nossos profissionais que são nossos heróis no enfrentamento à pandemia, e merecem o nosso reconhecimento. Quando as pessoas tiveram que se recolher em casa, os profissionais de saúde tiveram que ir para a linha de frente. Todos nós dependemos do SUS, cedo ou tarde. E a SGTES está aqui para esse propósito: para esse preparo tão necessário para termos nossas famílias bem cuidadas”, contou Helio.

Conheça um pouco mais sobre os novos secretários

Maíra Botelho (SAES)
Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), pós-graduada em Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Experiência de 21 anos em saúde pública. Gestora de sistemas de saúde com experiência em redes de atenção à saúde. Experiência em gestão hospitalar, formulação e implementação de políticas do SUS e gestão de crises em saúde pública.

Hélio Angotti (SGTES)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/2003, CRM-ES 7517). Concluiu residência médica em Oftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2006, ano no qual foi preceptor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da US. Especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Doutor em Ciências Médicas - Oftalmologia - pela Universidade de São Paulo (USP) em 2011. Em 2019, foi Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde e de Secretário Substituto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.

Sandra de Castro (SCTIE)
Sandra de Castro Barros, farmacêutica generalista, com vasta experiência em gestão, é servidora do Ministério da Saúde desde 1986. Sandra atuou na formulação de políticas públicas e na criação e implantação do Departamento de Assistência Farmacêutica, que dirigiu desde 2019 até o momento. Agora, assume a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, da qual faz parte desde 2003.

Fernando Brito
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde