Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde destaca a importância da estimulação precoce em bebês

24/08/2022

O acompanhamento do desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é essencial para a promoção da saúde, prevenção de agravos e identificação precoce de atrasos na evolução neuropsicomotora. Por isso, o Ministério da Saúde reforça que qualquer programa de estimulação do desenvolvimento da criança deve ter início desde o nascimento até os três anos de idade.

Esse acompanhamento propicia o acesso precoce à avaliação, diagnóstico diferencial, tratamento e reabilitação. A articulação entre os serviços da atenção básica e especializada do Sistema Único de Saúde (SUS) possibilita o cuidado integral para conquista de uma maior funcionalidade das crianças que apresentem alguma deficiência, o que permite um futuro com mais autonomia e inclusão social.

Os programas de estimulação precoce podem beneficiar qualquer recém-nascido que apresente condições ou agravos de saúde que interfiram no seu desenvolvimento neuropsicomotor, como a prematuridade, a paralisia cerebral, doenças congênitas, entre outras.

O Ministério da Saúde divulgou uma cartilha sobre as Diretrizes de Estimulação Precoce para Crianças de zero a 3 anos com Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, com orientações de atendimento especial a crianças com microcefalia causada pelo vírus Zika. O documento contém orientações, como a avaliação do desenvolvimento auditivo, visual, motor, cognitivo e da linguagem, além de enfatizar a importância da participação da família na estimulação precoce.

De acordo com a publicação, diversas técnicas fisioterapêuticas podem ser usadas para estimulação, sendo o tratamento neuroevolutivo o mais utilizado no meio terapêutico, com o objetivo de potencializar as atividades funcionais da criança de maneira que, apesar de algum eventual dano ao sistema nervoso, a criança possa desenvolver suas habilidades e competências funcionais no máximo de suas possibilidades.

Karol Ribeiro
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde