Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde destina recursos para fortalecimento da Atenção Primária do Rio de Janeiro

19/04/2022

Para fortalecer e ampliar o atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS), a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde destina R$ 1 milhão para compra de equipamentos para Angra dos Reis (RJ).

O recurso será usado para aquisição de duas lanchas com capacidade para transportar até 12 pessoas, usadas principalmente para o deslocamento de profissionais de saúde. O aporte financeiro também custeará a compra de outros equipamentos para atendimento da população do município.

Na última semana, o secretário da Atenção Primária (Saps), Raphael Câmara, conheceu as instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila do Abraão, que conta com consultórios médicos, sala de curativos, de vacinação e serviço de saúde bucal. A UBS atende cerca de 1,8 mil moradores da vila e de comunidades próximas.

Visita em Paraty
A equipe da Saps também se reuniu com o prefeito de Paraty, Luciano Vidal, e a secretária municipal de Saúde e Defesa Civil, Carla Lacerda, para discutir estratégias para atendimento, acolhimento, proteção e assistência humanitária às famílias atingidas pelas fortes chuvas das últimas semanas.

A comitiva esteve no Centro de Especialidades Odontológicas e no Hospital Hugo Miranda. “Também estamos acionando os técnicos em Brasília para apoiarem, no que for possível, a liberação de recursos, tanto para os serviços que já estão funcionando quanto para novas infraestruturas”, garantiu o secretário.

Raiane Azevedo
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde