Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde distribui mais 3,4 milhões de vacinas Covid-19 para o Brasil

28/10/2021
Myke Sena/MS

Nos próximos dias, estados e Distrito Federal vão receber mais imunizantes para complementar a maior campanha de vacinação da história do país. O Ministério da Saúde distribui 3,4 milhões doses de vacinas Covid-19 para as unidades da Federação.

Os imunizantes são destinados para as primeiras doses da população acima de 18 anos que ainda não recebeu nenhuma dose da vacina e segundas doses daqueles que precisam concluir seus esquemas vacinais. Além disso, as doses devem ser aplicadas como reforço dos grupos prioritários de idosos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde devido ao elevado risco de complicações e óbitos pela doença.

Nesta remessa, serão enviadas:

  • 348,5 mil doses de Astrazeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
  • 2,7 milhões de vacinas Pfizer e;
  • 281,6 mil de Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan.

Os detalhes dessa distribuição e o quantitativo por estado estão no 63ª Pauta de Distribuição disponível aqui. (link) Essa é a segunda pauta de distribuição realizada nesta semana. O Ministério da Saúde já distribuiu 1,6 milhão de doses de 26 a 28 de outubro.

Vacina no braço

O Ministério da Saúde concluiu o envio de imunizantes para vacinar com a primeira dose ou dose única toda população brasileira acima de 18 anos e todos os grupos prioritários do Programa Nacional de Operacionalização (PNO) já foram atendidos.

Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 334 milhões de doses para todo o país. A primeira dose já chegou para mais de 154,3 milhões de brasileiros, o que representa 87,2% da população acima de 18 anos. E 115,4 milhões de brasileiros já completaram o ciclo vacinal com as duas doses ou a dose única da vacina, o que representa 66,8% do público-alvo de 177 milhões de pessoas.

Mahila Lara
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde