Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde dobra valor do Incentivo Financeiro 100% SUS do Hospital Martagão Gesteira, na Bahia

29/11/2021
Fernando Brito

Os atendimentos de média e alta complexidade no Hospital Martagão Gesteira vão ganhar o reforço para oferecer melhor assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) à população baiana. Isso porque o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou uma portaria que amplia para R$ 2,6 milhões o valor do incentivo financeiro para o hospital, mais do que o dobro do previsto até o momento.

A cerimônia de anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira (29), em Salvador (BA), no Hospital, que é 100% SUS. No evento, Queiroga afirmou que medidas como essa, que fortalecem o SUS, são a reafirmação do compromisso do governo do presidente Jair Bolsonaro com o fim da pandemia de Covid-19.

“Desde que assumimos o Ministério da Saúde, assistimos a uma queda de mais de 90% no número de casos e óbitos pela doença. Isso acontece graças à força do SUS, que é um patrimônio de todos os brasileiros”, disse. “As palavras que trago aqui são de esperança e de compromisso para que nós possamos sorrir de novo e nos abraçarmos sem máscaras”, concluiu Queiroga.

A medida vai beneficiar diretamente quase 3 milhões de pessoas que vivem em Salvador. Por ano, mais de 80 mil pacientes passam pelo hospital e cerca de 500 mil atendimentos são realizados. A unidade, que é filantrópica e 100% SUS, foi inaugurada em 1965. É um hospital geral especializado em procedimentos de média e alta complexidade, principalmente nas áreas de oncologia, cardiologia e neurologia.

Ao longo de quase seis décadas de atuação, a instituição se consolidou como o maior hospital pediátrico de toda a região Norte e Nordeste do país. De gestão dupla, ou seja, estado e município atuam na administração da unidade, o hospital funciona 24h por dia e oferece mais de 28 especialidades médicas. Além disso, recebe demandas espontâneas, referenciadas e casos de urgência e emergência.

Na Bahia, pelo menos um terço das cirurgias pediátricas oncológicas, neurológicas e cardíacas são realizadas na instituição, que conta com os médicos mais renomados e especializados do estado. No fim de setembro, o hospital passou a oferecer cirurgia para correção de escoliose em crianças e é, atualmente, um dos únicos hospitais a oferecer esse tipo de procedimento pela rede pública de saúde.

Gustavo Frasão
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde