PESQUISA EM SAÚDE

Ministério da Saúde e Cofen vão realizar Demografia da Enfermagem

13/07/2023

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) firmaram, nessa quarta-feira (12), parceria para produção do estudo Demografia da Enfermagem. A pesquisa, que vai apresentar os primeiros resultados em 2024, será fundamental para compreensão das dinâmicas da formação e do mercado de trabalho, identificando tendências com base em análises comparativas em âmbito nacional, regional e local. A iniciativa contará com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). 

O objetivo é construir uma demografia que articule os diversos atores institucionais da área de enfermagem, segundo o diretor do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, Bruno Guimarães. “Isso será feito de forma alicerçada em uma metodologia pactuada e compartilhada, a partir das experiências acumuladas entre as instituições envolvidas”, explicou. 

De acordo com o coordenador-geral de Planejamento da Força de Trabalho na Saúde, Gustavo Hoff, o propósito nesse momento é “unir esforços e integrar as ações para realização do estudo e, dentro dessa perspectiva, pensar a metodologia de forma conjunta, considerando os avanços já realizados pelo Observatório da Enfermagem”. 

A ação também está voltada à promoção da transparência enquanto publicidade das ações do Estado e descentralização da informação como bem público. No encontro, alguns encaminhamentos foram sugeridos, entre eles, a formalização do grupo de trabalho e a realização de uma oficina para organização das atividades a serem desenvolvidas durante o projeto. 

A presidente do Cofen, Betânia Maria dos Santos, acompanhada dos conselheiros federais Tatiana Maria Melo Guimarães, Cleide Mazuela Canavezi e Daniel Menezes de Souza, recebeu a equipe do Ministério da Saúde, composta pelo diretor Bruno Guimarães, o coordenador-geral Gustavo Hoff, e os técnicos Raquel Veiga, Janaina Guerra, João Pedro Tavares e Breno Marinho. 

Fonte:Ministério da Saúde